A cidade de São Paulo deu mais um passo importante na modernização do transporte público e na redução da emissão de poluentes. A Prefeitura entregou neste domingo (21) um lote de 500 novos ônibus elétricos, ampliando para 1.759 o total de veículos sustentáveis em circulação na capital paulista, consolidando o município como detentor da maior frota de ônibus elétricos do Brasil.
Com a nova incorporação, a frota passa a contar com 1.570 ônibus movidos a bateria e 189 trólebus. A expansão faz parte da estratégia municipal de transição energética e de redução dos impactos ambientais provocados pelo transporte coletivo.
A cerimônia de entrega chamou atenção pelas proporções. Os veículos foram alinhados ao longo da Marginal Tietê, ocupando cerca de 7,2 quilômetros de extensão, equivalente a aproximadamente 66 campos de futebol enfileirados.
Os novos ônibus contemplam diferentes modelos para atender às necessidades do sistema municipal, incluindo veículos do tipo mídi, básico, padron e articulados de grande capacidade. Além da sustentabilidade, a renovação da frota também busca oferecer mais conforto aos passageiros que utilizam diariamente o transporte coletivo da cidade.
Segundo a administração municipal, a substituição dos veículos movidos a diesel pelos modelos elétricos permitirá uma significativa redução no consumo de combustíveis fósseis. A expectativa é evitar o uso de cerca de 20 milhões de litros de diesel por ano apenas com os 500 novos ônibus, além de reduzir a emissão de mais de 45 mil toneladas anuais de dióxido de carbono (CO₂).
Considerando toda a frota elétrica em operação, a cidade deixa de emitir aproximadamente 130 mil toneladas de CO₂ por ano e reduz o consumo de cerca de 57 milhões de litros de diesel anualmente. O impacto ambiental acumulado é comparado ao plantio de aproximadamente 11 milhões de árvores.
Além dos benefícios ambientais, os novos veículos contam com ar-condicionado, acesso à internet via Wi-Fi, entradas USB para carregamento de dispositivos móveis e recursos de acessibilidade destinados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Parte dos novos ônibus também está equipada com câmeras integradas ao sistema Smart Sampa, ampliando o monitoramento urbano e reforçando a integração entre mobilidade, tecnologia e segurança pública.
A ampliação da frota elétrica reforça a meta da capital paulista de tornar o transporte coletivo mais sustentável, eficiente e confortável, alinhando a cidade às tendências globais de mobilidade urbana de baixa emissão de carbono.



0 Comentários