A Prefeitura de Arujá realiza neste fim de semana a etapa final da ação especial de multivacinação promovida nas feiras livres do município. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Diretoria de Vigilância em Saúde, a Divisão de Vigilância Epidemiológica e o Programa Saúde nos Bairros, busca ampliar o acesso da população às vacinas e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis.
As equipes estarão em atendimento das 8h30 às 11h30. No sábado (27), a ação acontece na feira livre do Jordanópolis, localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima. Já no domingo (28), a vacinação será realizada na feira livre do Parque Rodrigo Barreto, na Avenida Armando Colângelo.
A mobilização tem como principal objetivo atualizar as cadernetas de vacinação dos moradores, reduzir as oportunidades perdidas de imunização e ampliar a cobertura vacinal no município. Durante a campanha, são disponibilizadas as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Entre os imunizantes priorizados nesta etapa estão as vacinas contra a influenza, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios durante o inverno; contra a febre amarela, considerando que Arujá está localizada em uma área de corredor ecológico; e contra o sarampo, como medida preventiva para manter a população protegida.
Ao longo da semana, as equipes percorreram diferentes bairros da cidade, oferecendo avaliação das carteiras de vacinação, orientação aos moradores e aplicação das doses necessárias.
Para receber o atendimento, a Secretaria de Saúde orienta que os moradores compareçam aos pontos de vacinação levando um documento oficial com foto e a carteira de vacinação, permitindo que os profissionais verifiquem a necessidade de atualização do esquema vacinal.
A administração municipal reforça que manter a vacinação em dia é uma das medidas mais importantes para prevenir doenças e proteger toda a comunidade.



0 Comentários