Presidente da Alesp recebeu apoio de lideranças nacionais e estaduais durante ato político realizado no Espaço Inter

Guarulhos foi palco de uma das maiores mobilizações políticas do Estado de São Paulo neste sábado (20). O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), oficializou sua pré-candidatura ao Senado Federal durante um grande ato realizado no Espaço Inter, reunindo cerca de 20 mil pessoas e importantes lideranças da direita e do centro político brasileiro.


O evento contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, do presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, além de representantes do Progressistas, União Brasil, Republicanos, MDB e PSD.


Durante seu discurso, André do Prado ressaltou a união das forças políticas em torno do projeto para as eleições de 2026.


“Formamos um time para enfrentar essas eleições. E só jogando como um time iremos vencer e cuidar de São Paulo e do Brasil”, afirmou.


O parlamentar também reforçou seu compromisso com os eleitores e com as pautas defendidas pelo grupo político que apoia sua candidatura.


“Prometo honrar as pautas da direita. Eu não vou trair ninguém em nenhum momento. Uma das minhas marcas é e sempre será a lealdade”, declarou.


Antes de iniciar sua fala, André conduziu uma oração de Pai Nosso com o público presente e fez uma homenagem à esposa, Clarissa Joana, e à filha Maria Victoria, emocionando apoiadores e familiares.


Lideranças nacionais reforçam apoio


A dimensão do evento ficou evidenciada pela presença de autoridades de expressão nacional e estadual. Entre os convidados estavam o vice-governador Felício Ramuth, o ex-governador Rodrigo Garcia, o senador Rogério Marinho, o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, o prefeito de Guarulhos Lucas Sanches, além do deputado federal Márcio Alvino, da deputada federal Rosana Valle, do deputado Sóstenes Cavalcante, dos deputados estaduais Cezinha de Madureira, Major Mecca e Marco Vinholi, entre outras lideranças.


Também participou do ato o deputado federal Guilherme Derrite, apontado como pré-candidato ao Senado na mesma composição política que deverá disputar as duas vagas disponíveis para São Paulo em 2026.


Flávio Bolsonaro entra dançando e arranca risadas do público


Um dos momentos mais descontraídos do evento ocorreu durante a entrada de Flávio Bolsonaro. Ao subir ao palco, o senador entrou dançando ao lado de André do Prado e brincou com o presidente da Alesp.


“Eu chamei o André para dançar porque ele consegue dançar pior do que eu. Aí, na comparação, como é que fica? Eu passo a dançar bem!”, disse, provocando risos e aplausos dos presentes.


Em seu discurso, Flávio destacou a trajetória de André do Prado e manifestou confiança em sua futura atuação no Senado.


“Vou honrar meu pai junto com vocês e junto com esse time aqui em cima desse palco. O André, eu tenho certeza, irá honrar essa posição”, afirmou.


O senador também abordou temas ligados à segurança pública e destacou a presença de Guilherme Derrite no projeto político.


Tarcísio destaca liderança de André do Prado


O governador Tarcísio de Freitas classificou André do Prado como uma das principais lideranças políticas do estado e ressaltou sua importância para São Paulo.


“O André é o maior presidente da Alesp da nossa história. Por onde passei, no Vale do Paraíba, Campinas, Presidente Prudente ou Vale do Ribeira, as pessoas respeitam e admiram o André”, afirmou.


Tarcísio também destacou a necessidade de uma representação forte de São Paulo no Senado Federal.


“Chegou a hora de construir o Brasil do futuro, trazer ordem e combater o empobrecimento. É fundamental para o estado que você esteja lá para proteger e representar São Paulo no Senado Federal”, declarou.


Lucas Sanches destaca força política de Guarulhos


Anfitrião do encontro, o prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, ressaltou o papel da cidade no cenário político estadual e declarou apoio ao grupo político presente no evento.


“Em Guarulhos tem um soldado, tem um exército”, afirmou, reforçando seu alinhamento com André do Prado, Flávio Bolsonaro, Guilherme Derrite e o governador Tarcísio de Freitas.


Estrutura e clima de convenção


O evento ganhou proporções de convenção partidária. O Espaço Inter recebeu cerca de 250 lideranças políticas vindas de diversas regiões do estado, entre prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais e pré-candidatos.


A estrutura chamou a atenção dos participantes, com um palco central em formato de passarela cercado por grandes painéis de LED de alta definição.


Um dos momentos mais simbólicos aconteceu quando André do Prado caminhou pela passarela de mãos dadas com Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, gesto interpretado pelos apoiadores como demonstração da unidade do grupo político para a disputa de 2026.


Coletiva de imprensa e pautas nacionais


Ao final do evento, André do Prado concedeu entrevista coletiva à imprensa e respondeu perguntas sobre temas nacionais e estaduais.


Questionado sobre a atuação do Senado Federal, afirmou que, se eleito, defenderá o cumprimento da Constituição e das prerrogativas do cargo.


“O STF não está acima da lei. Qualquer um que cometer crime de responsabilidade tem que ser julgado”, declarou ao comentar a possibilidade de processos de impeachment de ministros da Suprema Corte.


Trajetória política


Natural de Guararema, no Alto Tietê, André do Prado iniciou sua trajetória profissional ainda na adolescência, trabalhando como feirante após a perda do pai. Também atuou como soldador, professor de matemática e analista de sistemas.


Na política, foi vereador mais votado de Guararema em 1992, presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito, secretário municipal de Saúde e prefeito da cidade antes de chegar à Assembleia Legislativa em 2010.


Reeleito deputado estadual em 2022 com mais de 216 mil votos, assumiu a presidência da Alesp em 2023 e se consolidou como uma das principais lideranças políticas do Estado de São Paulo.


Com o lançamento realizado em Guarulhos, André do Prado inicia oficialmente sua caminhada rumo ao Senado Federal, respaldado por uma ampla aliança política e por lideranças de expressão nacional e estadual.