A Prefeitura de São Paulo acionou um plano de contingência neste domingo (8) após a superlotação de foliões na Rua da Consolação, na região central da capital, durante a realização de blocos de pré-Carnaval. O excesso de pessoas provocou tumulto, empurra-empurra e levou diversas pessoas a precisarem de atendimento médico.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a região recebeu um “volume absurdo de pessoas” e que a situação exigiu a atuação emergencial do poder público.
“Na Consolação, muita gente. Um volume absurdo de pessoas. Tivemos que fazer o acionamento do nosso plano de contingência, mas foi tudo bem”, declarou o prefeito em publicação nas redes sociais.

A superlotação resultou na paralisação temporária de um dos blocos, que tinha como principal atração o DJ escocês Calvin Harris. Durante o tumulto, grades de contenção foram derrubadas e foliões passaram mal. Equipes médicas precisaram ser acionadas para prestar atendimento no local.

Às 14h55, o acesso de novos foliões à Rua da Consolação foi fechado. As grades que restringiam as vias transversais foram retiradas para facilitar a dispersão do público. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) assumiu o isolamento da área por onde o trio elétrico seguia.

Em nota, a Prefeitura informou que houve “recorde de público” na região e que não foram registradas ocorrências graves. Segundo o Executivo municipal, os postos médicos instalados ao longo do percurso funcionaram normalmente para atender os foliões. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manteve equipes de prontidão durante todo o evento.

A Consolação recebeu, pela primeira vez de forma simultânea, dois grandes blocos carnavalescos. Um deles, promovido por uma marca de cerveja patrocinadora oficial do Carnaval de São Paulo, tinha início previsto para 11h30, com apresentações de Nattan, Xand Avião, Felipe Amorim e Zé Vaqueiro, além da participação de Calvin Harris a partir das 14h. O outro bloco era o tradicional Acadêmicos do Baixo Augusta.

No entanto, pouco depois do meio-dia, o desfile foi interrompido devido à superlotação. Houve empurra-empurra e registros de foliões passando mal. O cantor Nattan interrompeu sua apresentação três vezes para pedir auxílio às pessoas que necessitavam de atendimento médico.

As paralisações atrasaram o andamento do cortejo, fazendo com que Calvin Harris iniciasse sua apresentação pouco depois das 15h, com mais de uma hora de atraso. Por volta das 16h, a organização informou que a situação estava normalizada, embora o desfile ainda seguisse com grande concentração de pessoas. Já o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta teve seu início atrasado em mais de duas horas.

A Prefeitura não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre possíveis falhas no planejamento e eventuais mudanças na estrutura para os próximos dias de folia na cidade.