Guarulhos alcançou resultados históricos na segurança viária em 2025 e passou a figurar entre as 10 melhores cidades do estado de São Paulo no ranking do Infosiga-SP de trânsito seguro. O levantamento, realizado pelo sistema do Governo do Estado, aponta queda expressiva nos índices de mortalidade, especialmente entre pedestres.
De acordo com os dados, o município reduziu em 38,6% o total de óbitos de pedestres — grupo mais vulnerável no tráfego urbano — na comparação entre 2024 e 2025. A taxa registrada neste ano é a menor desde 2015, primeiro ano com dados divulgados pelo Detran-SP.
Além da redução nas mortes de pedestres, Guarulhos também apresentou queda na taxa geral de mortalidade em vias municipais. Com isso, avançou significativamente no ranking estadual e encerrou 2025 entre as 10 cidades mais seguras para pedestres e motoristas.
Os resultados são atribuídos a uma série de ações coordenadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Entre as iniciativas estão a readequação de ruas e avenidas para melhorar a circulação e reduzir pontos críticos, a implantação da central de monitoramento SmartMob e a intensificação de campanhas educativas promovidas pela Escola de Mobilidade Urbana.
A programação da Semana Nacional de Trânsito, realizada em setembro com o lema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, também integrou o conjunto de medidas voltadas à conscientização e prevenção de acidentes.
O desempenho rendeu reconhecimento estadual ao município. Em 2025, Guarulhos recebeu pela primeira vez o Prêmio Destaques Maio Amarelo, na categoria Ações do Poder Público – Municípios, e passou a integrar a Rede Laço Amarelo, iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária voltada ao fortalecimento de políticas públicas permanentes na área.
A Prefeitura informou que a segurança no trânsito continuará como prioridade em 2026, com ampliação de ações educativas, investimentos em engenharia viária e uso de tecnologia para gestão inteligente do tráfego na segunda maior malha viária do estado.





0 Comentários