A Operação Segue o Fio encerrou o ano de 2025 com a remoção de mais de 2,5 toneladas de cabos de empresas de telecomunicações instalados de forma irregular em vias públicas de Guarulhos. A ação atendeu 25 ruas distribuídas em nove bairros da cidade e tem como objetivo principal aumentar a segurança da população e reduzir a poluição visual.

Iniciada na primeira quinzena de outubro, a operação é realizada pela Prefeitura de Guarulhos em parceria com a concessionária de energia EDP. Entre os bairros atendidos estão Vila Galvão, Jardim Presidente Dutra, Paraventi, Torres Tibagi, Centro, Vila Augusta, Vila Barros, Bonsucesso e Jardim Vila Galvão.

O levantamento das vias com maior incidência de irregularidades é feito pela Secretaria de Administrações Regionais (SAR), por meio do Departamento de Iluminação Pública, responsável também pela fiscalização da execução do serviço.

A retirada dos cabos ocorre somente após a EDP notificar as empresas de telecomunicações para que realizem a adequação do cabeamento. Caso não haja resposta ou regularização, a remoção é realizada de forma unilateral.

Segundo a EDP, as empresas de telefonia e internet são notificadas constantemente para adequar o uso compartilhado dos postes, conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além da Prefeitura e da EDP, a Operação Segue o Fio conta com a colaboração das empresas de telecomunicações autorizadas a operar no município.

Vias atendidas

Avenida Dr. Timóteo Penteado, rua Porto Nacional, rua Ibiúna, rua Amazonas, rua Cônego Valadão, rua Castelo Branco, rua Jardel Filho, rua Sérgio Rabelo, rua Maurício, rua José Oliveira, rua Aporé, avenida Rio Real, rua São Gabriel, rua Lucinda Rabelo, rua José Bonifácio, avenida Carmela Thomeu, rua Brasília, rua Cristóvão Colombo, rua Sapucaia, rua Vicente Melro, rua da Verdade, rua Lalau Rabelo, rua Haroldo Lobo e avenida Tiradentes.