A Câmara Municipal de São Paulo reelegeu, nesta segunda-feira (15/12), o vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO) para a Presidência do Legislativo paulistano. Candidato único ao cargo, ele seguirá à frente dos trabalhos da Casa em 2026, após obter 49 votos favoráveis, cinco abstenções e nenhum voto contrário.
Após a votação, em discurso no Plenário 1º de Maio, Ricardo Teixeira agradeceu o apoio dos parlamentares e destacou a importância do diálogo na condução dos trabalhos legislativos.
“Aos vereadores que me apoiaram nesse próximo mandato, espero nunca decepcioná-los. O diálogo sempre vence”, afirmou.
O presidente reeleito ressaltou ainda os avanços alcançados pela Câmara ao longo de 2025, entre eles o projeto Câmara na Rua, que levou o Legislativo às quatro regiões da capital em oito finais de semana, reunindo mais de 10 mil participantes e registrando cerca de 1,2 mil demandas da população. Também citou o programa Câmara Aberta, que abriu as portas do Palácio Anchieta aos fins de semana para visitação pública.
Entre outras iniciativas mencionadas, Ricardo Teixeira destacou a inauguração da Galeria Lilás, espaço permanente de valorização das mulheres na política paulistana, com fotos e biografias das 65 vereadoras eleitas na capital; a criação da Sala Azul, voltada ao acolhimento de pessoas neurodivergentes em momentos de sobrecarga emocional; a implantação da Procuradoria Especial da Mulher e da Procuradoria da Criança e do Adolescente; a instalação de um parquinho infantil no térreo da sede do Legislativo; além de ações de fortalecimento do Centro de Memória da Câmara.
Ao final do discurso, o presidente reeleito exaltou a produtividade do Parlamento municipal.
“Nós aprovamos quase 500 projetos este ano, sendo quase 94% de autoria dos vereadores. Projetos que impactam diretamente a vida da cidade, debatidos com seriedade, respeito e participação de todos”, destacou.
Perfil
Ricardo Teixeira está em seu sexto mandato como vereador na Câmara Municipal de São Paulo. Engenheiro formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), ele assume a Presidência da Casa pela segunda vez. Ao longo de mais de duas décadas de atuação parlamentar, já apresentou mais de 500 Projetos de Lei.
O vereador também acumula experiência no Executivo municipal, com passagens pelas Secretarias de Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente e Mobilidade e Trânsito, onde implantou a Faixa Azul, corredor exclusivo para motociclistas.
Atribuições do presidente da Câmara
Cabe ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo manter a ordem dos trabalhos legislativos, dar publicidade aos atos da Casa e zelar pelo cumprimento do Regimento Interno. Entre suas atribuições estão ainda a convocação e condução das Sessões Plenárias, das reuniões da Mesa Diretora, a posse de vereadores e suplentes, além de exercer, em situações específicas previstas em lei, a chefia do Executivo municipal.
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo e do corregedor-geral para 2026 pode ser acompanhada pelos canais oficiais do Legislativo paulistano.




0 Comentários