O Réveillon da cidade do Rio de Janeiro deve movimentar cerca de R$ 3,34 bilhões, valor 6% superior ao registrado na virada de 2024 para 2025. A estimativa faz parte do estudo Réveillon em Dados, elaborado pela Prefeitura do Rio por meio da Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Instituto Fundação João Goulart.

A expectativa é de que mais de 5 milhões de pessoas participem das celebrações espalhadas pela cidade. Apenas a Praia de Copacabana deve concentrar cerca de metade desse público, reunindo cariocas e turistas nacionais e internacionais.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, o Réveillon é um evento consolidado no calendário da cidade e tem papel estratégico na economia local. “É uma festa fundamental para o Rio, pois já começamos o ano com forte movimentação econômica, inferior apenas ao Carnaval”, afirmou.

O cálculo da movimentação financeira tem como base os dados das notas fiscais diárias de subgrupos de serviços diretamente impactados pela virada do ano, segundo informações da Secretaria Municipal de Fazenda. Setores como hospedagem, alimentação, transporte e serviços estão entre os mais beneficiados.

Para o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, o evento vai além da celebração simbólica. “O Réveillon do Rio é muito mais do que a maior virada do mundo. Os dados evidenciam sua relevância como indutor da atividade econômica, com impactos diretos em diversos setores”, destacou.

Shows em Copacabana

Na Praia de Copacabana, o Palco Rio, montado em frente ao Hotel Copacabana Palace, terá como principais atrações Gilberto Gil e Ney Matogrosso. Também estão confirmados Alcione, João Gomes, Iza, DJ Alok, Belo e a escola de samba Beija-Flor.

O Palco Samba, na altura da Rua República do Peru, contará com Roberta Sá, Mart’nália, Diogo Nogueira, Bloco da Preta, além da escola de samba Grande Rio.

Já o Palco Leme, dedicado à música gospel, terá apresentações de Midian Lima, Samuel Messias, Thalles Roberto e do grupo Marcados.