A Prefeitura de Arujá realizou, nesta segunda-feira (16), a assinatura do Acordo de Cooperação do Programa Educação Paralímpica, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A iniciativa foi conduzida pela Diretoria da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, representando um importante avanço nas políticas públicas de inclusão no município.

O termo foi assinado pelo prefeito Dr. Luis Camargo; pela secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Juliana Daniel; pelo diretor da Pessoa com Deficiência, Ronilson Silva; pelo secretário de Educação, Aldo Botana; e pelo coordenador do Programa Educação Paralímpica do CPB, David Farias Costa.

A parceria tem como principal objetivo a capacitação dos professores da rede municipal de ensino, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e fortalecendo a educação paralímpica nas unidades escolares de Arujá. O programa estabelece a escola como espaço estratégico para a identificação de estudantes com deficiência com potencial para modalidades paradesportivas, permitindo o acompanhamento e o encaminhamento desses alunos para a rede municipal responsável pela continuidade das ações de inclusão e desenvolvimento esportivo.

Durante o evento, o prefeito destacou a relevância da iniciativa para a consolidação de políticas públicas efetivas. “É mais um momento de romper barreiras, criar oportunidades e fazer política pública de verdade, atendendo a quem mais precisa. Quem está na vida pública precisa acordar todos os dias pensando no que pode fazer de melhor pelas pessoas”, afirmou.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, também presente, relembrou que 21 arujaenses com deficiência já estão inscritos no Programa Escola Paralímpica, desenvolvido em parceria com o CPB, e reforçou a importância de ampliar oportunidades. “Todos são capazes, basta a gente dar oportunidade”, destacou.

O diretor da Pessoa com Deficiência, Ronilson Silva, celebrou a conquista e anunciou que novas ações voltadas às pessoas com deficiência já estão sendo planejadas para 2026, ressaltando que o convênio reforça o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade.

A secretária Juliana Daniel e o secretário Aldo Botana reforçaram a importância da atuação integrada entre as secretarias municipais e a Câmara para a consolidação de políticas públicas inclusivas.

O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas o secretário de Esportes, Betinho; a secretária adjunta de Assistência Social, Adriana Ferreira; o secretário adjunto de Esportes, William Oliveira; a diretora da Mulher, Ana Poli; a diretora de Igualdade Racial, Lúcia Ribeiro; o vice-presidente da Câmara, Pastor Samuel Maia; os vereadores Divinei, Thiago Ursão, Caio Mãos Solidárias, Reynaldinho e Renan de Arujá; além da presidente da APAE, Sueli Arambul.

Além da assinatura do acordo, o encontro possibilitou a apresentação de ações e dados sobre políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso da administração municipal com a inclusão, equidade e acessibilidade.