Guarulhos alcançou um feito histórico ao vencer, pela quarta vez consecutiva, o Campeonato Artístico-Literário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), considerado o mais importante do país dedicado à comunidade surda. O município já havia conquistado as edições de 2020, 2022 e 2024.

A premiação oficial ocorreu nesta sexta-feira (5), em São Carlos, reunindo alunos, familiares e professores de diferentes regiões. No total, mais de 300 estudantes participaram do concurso, representando nove estados, 31 cidades e 40 instituições educacionais.

A competição, promovida pelo programa #CasaLibras da UFSCar, destacou o protagonismo dos alunos surdos guarulhenses em duas categorias: Educação Infantil, com a EPG Crispiniano Soares em primeiro lugar; e Ensino Fundamental I, com a EPG Anísio Teixeira também em primeiro lugar.

O campeonato estimula produções artísticas e literárias baseadas em temas contemporâneos, valorizando a Libras como língua de criação, expressão e instrução. Neste ano, os participantes produziram uma releitura da obra “Nova série – As aventuras de CaLi: CaLi em Recife”, utilizando colagem para retratar elementos culturais e identitários do Nordeste. A proposta também reconhece a autoria de artistas surdos como os poetas Cláudio Mourão e Yanna Porcino e a artista plástica Kilma Coutinho.

A seleção dos trabalhos é feita por uma comissão especializada da equipe #CasaLibras, com critérios acadêmicos rigorosos.

Educação bilíngue em destaque

Para o coordenador de programas educacionais, Rafael Miguel, o tetracampeonato reforça o impacto de investimentos contínuos em práticas pedagógicas bilíngues voltadas à educação de surdos. Segundo ele, a conquista representa o resultado de formações consistentes para professores e do fortalecimento de propostas educacionais que respeitam as diferenças e valorizam a cultura surda.

O evento também contribuiu para o intercâmbio de experiências entre educadores de diversas regiões do Brasil, ampliando discussões sobre identidade, pertencimento e inclusão na educação pública.