O Fundo Social de Solidariedade de Arujá lançou, nesta segunda-feira (3), Dia dos Fundos Sociais, a Loja “Vale Reciclar Móvel”, um reboque itinerante que percorrerá os bairros da cidade para levar educação ambiental, acesso a produtos e serviços e novas oportunidades para famílias arujaenses. A ação expande o projeto Vale Reciclar, referência em sustentabilidade e solidariedade, criado em 2022.
O novo modelo itinerante atenderá um bairro por semana, começando pelo Parque Rodrigo Barreto, de 3 a 7 de novembro, no Centro Dia do Idoso (CDI), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. Cada morador poderá entregar até 30 quilos de recicláveis por dia, com limite mensal de 100 quilos por residência. Os materiais podem ser trocados por alimentos, roupas, produtos de higiene, itens de limpeza e serviços, como cortes de cabelo e massagens.
A presidente voluntária do Fundo Social, Clau Camargo, destacou que o formato móvel deve dobrar a capacidade de coleta de recicláveis. “O ‘Vale Reciclar’ alia sustentabilidade e solidariedade e tem custo zero para o município. Lançar a loja móvel no Dia dos Fundos Sociais simboliza a união entre cidadania, responsabilidade ambiental e o fortalecimento das ações sociais. Queremos transformar resíduos em oportunidades”, afirmou.
O prefeito Dr. Luis Camargo ressaltou que o projeto mostra o compromisso ambiental de Arujá. “Não adianta só falar em meio ambiente, é preciso agir. Arujá tem mostrado seu papel com ações concretas, como o Vale Reciclar”, disse.
Desde sua criação, o Vale Reciclar já arrecadou mais de 250 toneladas de recicláveis, com mil famílias cadastradas e 10 mil trocas realizadas, gerando renda e reduzindo resíduos enviados ao aterro. A CORA (Cooperativa de Reciclagem de Arujá), responsável pela coleta, hoje garante trabalho e renda a 22 famílias.
O projeto, reconhecido como referência estadual e incluído no Manual Técnico do Fundo Social de São Paulo, já inspira outras cidades, como Guarujá, Mogi das Cruzes e São José dos Campos.
O evento contou com a presença da presidente da Câmara, Professora Cris, vereadores, secretários municipais e lideranças locais, além de representantes de cooperativas e entidades parceiras.





0 Comentários