Como parte das ações dos programas Artes em Conexão e Novembro Negro 2025, a Secretaria de Educação de Guarulhos promoveu na manhã desta terça-feira (11) um encontro formativo voltado a professores da educação infantil e do ensino fundamental da rede municipal. Realizado no Centro Municipal de Educação Adamastor, no Macedo, o evento integrou uma série de atividades com o tema “As artes e a diversidade cultural na educação: um olhar para as relações étnico-raciais”.
A fotógrafa, educadora e artista visual Camila Rhodes compartilhou sua trajetória formativa na rede municipal, onde iniciou no magistério em 2012. Em sua fala, apresentou o tema “A arte da fotografia, a educação e o olhar sensível”, refletindo sobre a fotografia como uma linguagem de presença e ferramenta de afirmação, capaz de educar o olhar e ressignificar o mundo. Camila destacou como a fotografia se torna uma continuação da docência, traduzindo o olhar pedagógico em expressão visual.
Na mesma roda de conversa, a atriz e cineasta Pamela Regina trouxe reflexões sobre os elementos urbanos — som, movimento e cotidiano — incorporados ao ambiente escolar, ampliando o diálogo entre arte, cidade e educação.
No período da tarde, a formação foi mediada pela professora Gleicy Lopes e contou com a presença do Mestre Aurélio Baraka, professor de Educação Física da rede, que abordou o ensino da capoeira no contexto escolar, explorando-a como expressão de arte, corpo e movimento. Já a professora Talita dos Anjos, da rede desde 2013, falou sobre o maracatu como forma de resistência e valorização cultural, destacando sua relevância dentro de uma educação antirracista que reconhece ancestralidade e pertencimento.
Na sequência, os coordenadores pedagógicos e tutores do Programa LEIA também participaram de um momento de compartilhamento de experiências com foco na prática de uma educação antirracista. Durante o encontro, profissionais de diversas escolas apresentaram projetos e pesquisas, entre eles o grupo da EPG Edson Nunes Malecka, que apresentou um estudo sobre o enfrentamento ao racismo nas escolas.
Outras apresentações destacaram as ações das EPGs João Balbino e Castelo Hanssen, com projetos voltados à valorização da diversidade, da ancestralidade e da literatura como ferramenta pedagógica. Os relatos reforçaram o compromisso de Guarulhos com a construção de uma educação inclusiva e plural, que reconhece e celebra as identidades culturais que compõem o ambiente escolar.





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