A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, celebrou o Dia Nacional do Surdo, na última sexta-feira (26), com uma programação especial dentro da 18ª Semana do Surdo. O evento destacou a importância da inclusão, do respeito às diferenças e do combate ao preconceito, por meio de atividades culturais e educativas.
Um dos momentos marcantes ocorreu na EPG Anísio Teixeira, no bairro dos Pimentas, que recebeu a peça teatral “Qual é a cor do amor?”, inspirada no livro da escritora Linda Strachan. A encenação contou com intensa interação entre os alunos das classes bilíngues de surdos da EPG Anísio Teixeira e da EPG Crispiniano Soares, além de estudantes ouvintes, envolvendo também familiares e educadores. A proposta foi refletir sobre como o amor pode se manifestar de diferentes formas e em múltiplos sentimentos.
A Semana do Surdo reforçou o diálogo sobre a cultura, a história e os direitos das pessoas surdas, além de dar visibilidade às conquistas dessa comunidade. De acordo com a diretora da EPG Anísio Teixeira, Patrícia Tonão, a capacitação dos profissionais da educação, o ensino da Libras para familiares e a criação de recursos de acessibilidade são essenciais para garantir ambientes escolares acolhedores e inclusivos. “As ações da semana incentivam a empatia, o respeito às diferenças e o combate ao preconceito, promovendo aprendizado e diversão”, destacou.
A programação também incluiu, na última segunda-feira (29), uma oficina de Libras e relato de vida da psicóloga surda Sarah Ramos, proporcionando uma vivência cultural e linguística enriquecedora. Com tradução simultânea para o português e presença de intérpretes de Libras, a atividade valorizou a língua de sinais como ferramenta de comunicação, expressão artística e fortalecimento da diversidade humana.
Com essa edição, Guarulhos reafirma seu compromisso com políticas de inclusão e respeito, incentivando a reflexão sobre a importância de uma sociedade cada vez mais acessível e empática.



0 Comentários