A Prefeitura de Itaquaquecetuba preparou uma programação abrangente para o Outubro Rosa, campanha dedicada à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. Ao longo de outubro, serão realizadas diversas ações de saúde, rodas de conversa, cortes solidários e uma grande caminhada, reforçando o compromisso do município com o cuidado integral às mulheres.
A Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania realizará 300 mamografias em mulheres de 35 a 80 anos, todas previamente agendadas. Além disso, a Casa da Mulher Itinerante percorrerá bairros da cidade levando rodas de conversa e informações sobre prevenção. As atividades ocorrerão no Jardim Amazonas (9/10), Jardim Nicea (10/10) e Estância Fraternidade (17/10), sempre das 14h às 16h. No dia 20, a ação será na Casa da Mulher, e no dia 24, uma roda de conversa encerra as atividades do espaço.
Os cortes solidários acontecerão nos dias 6, 13 e 20, das 13h às 17h, na Casa da Mulher (Rua Guariri, 261 – Vila São Carlos). As mechas doadas serão transformadas em perucas para mulheres em tratamento quimioterápico. Já no dia 15, será realizada a eleição do Conselho da Mulher, e no dia 18, a tradicional Caminhada Outubro Rosa, das 7h ao meio-dia, com saída do Itaquá Park Shopping.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) também terão programação intensa, com palestras, exames, atendimentos ginecológicos e orientações sobre o autoexame das mamas. Entre os destaques, estão as ações nas UBSs Paineira, Centro, Morro Branco, Cauiby e Fortuna, além de USFs como Pequeno Coração, Jardim América e Piratininga.
Nos dias 18 e 25, o Centro de Especialidades (Rua MMDC, 58 – Centro) será palco de uma grande ação com palestras, exames e orientações, das 8h às 17h. Também haverá ampliação na oferta de exames como ultrassom de mama, tireoide e transvaginal. As mamografias na carreta estadual funcionarão em livre demanda, sem necessidade de agendamento.
“A nossa cidade está empenhada em promover acolhimento e informação. Queremos que todas as mulheres entendam que a prevenção é a melhor escolha”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.
A Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania fica na Rua Nemésio Cândido Gomes, 30 – Vila Zeferina, e a Secretaria de Saúde, na Rua MMDC, 58 – Centro.





0 Comentários