Mais de 50 mães de pessoas com deficiência participaram, nesta segunda-feira (20), do Outubro Rosa das Mães Atípicas – Dia de Beleza e Autocuidado, promovido pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão de Guarulhos, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos. O evento, realizado na sede da pasta, no Macedo, teve como propósito valorizar o cuidado e a autoestima das mulheres que se dedicam integralmente às suas famílias.

A subsecretária Mayara Maia destacou que o momento foi pensado como uma forma de reconhecimento e afeto. “As mães atípicas são exemplos de força e amor incondicional. Este momento de autocuidado é também um ato de reconhecimento, porque quem cuida também precisa ser cuidado”, afirmou. Segundo ela, o Dia de Beleza simboliza acolhimento, autoestima e o direito de cada mulher de se sentir bem consigo mesma.

As participantes aproveitaram uma série de atendimentos gratuitos, incluindo manicure, podologia, cabeleireiro, limpeza de pele, maquiagem e design de sobrancelhas. As atividades contaram com a parceria do Instituto Mais Guarulhos — que oferece cursos profissionalizantes — e de profissionais voluntárias da área da beleza e estética.

Entre as beneficiadas estava Joelma Nivalda dos Santos, de 53 anos, agente comunitária de saúde e mãe de três filhos, incluindo Jedson, de 29 anos, pessoa com deficiência. Ela contou que o evento foi uma rara oportunidade de relaxar e se sentir renovada. “Foi um momento para ficar mais bonita, me sentir mais jovem, já que a correria do dia a dia e o custo desses serviços dificultam esse cuidado”, relatou.

Também participou Karen Adriane Ramos Balbino, de 32 anos, mãe de dois filhos, um deles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela experimentou pela primeira vez um atendimento de podologia e destacou o quanto o gesto foi importante. “É relaxante e faz diferença. Às vezes priorizamos tanto as terapias dos filhos que esquecemos de nós mesmas”, disse.

O evento reforçou o compromisso da Prefeitura de Guarulhos com a promoção do bem-estar, da inclusão e do reconhecimento do papel fundamental das mães atípicas na sociedade.