Com foco no fortalecimento das estratégias de prevenção e controle de doenças transmissíveis em um dos maiores portões de entrada do Brasil, a Prefeitura de Guarulhos promoveu, na segunda-feira (13), uma capacitação voltada a profissionais que atuam no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro.

O treinamento reuniu médicos e enfermeiros do posto médico, bombeiros civis e colaboradores de diferentes setores do GRU Airport, que receberam orientações sobre doenças de notificação compulsória, fluxos de notificação, sinais e sintomas de alerta, bem como medidas de prevenção e precaução. Também foram abordados conceitos sobre doenças emergentes e reemergentes e o cenário epidemiológico global.

A iniciativa faz parte de uma estratégia contínua da Secretaria da Saúde de Guarulhos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a administração do aeroporto. O trabalho conjunto reforça o compromisso do município com a segurança sanitária nacional, sobretudo diante dos aprendizados adquiridos no período pós-pandemia de COVID-19.

Uma etapa anterior do programa de capacitação ocorreu em 17 de setembro, marcando a continuidade das ações de atualização técnica e integração entre os órgãos envolvidos na vigilância e resposta a possíveis emergências em saúde pública.