As escolas da Prefeitura de Guarulhos estão ampliando o uso da plataforma digital Matific, uma ferramenta inovadora que estimula o ensino da matemática de forma lúdica e interativa. O objetivo é fortalecer as aprendizagens, promover o protagonismo estudantil e aproximar os alunos da disciplina por meio de experiências dinâmicas, colaborativas e significativas.

A ação faz parte da chamada Expedição Matemática, uma iniciativa da Secretaria de Educação que busca valorizar o engajamento e a cooperação entre educadores e educandos, tornando a aprendizagem mais prazerosa e acessível. A plataforma Matific oferece trilhas e desafios interativos que permitem aos estudantes aplicar conhecimentos matemáticos e desenvolver o raciocínio lógico, criativo e crítico — habilidades essenciais tanto para o desempenho em avaliações externas quanto para a formação integral dos alunos.

Na EPG Teresinha Mian Alves, no Jardim Álamo, os resultados já são perceptíveis. Os alunos relatam maior autonomia e segurança para resolver problemas de álgebra, divisão e subtração, além de destacarem o aspecto lúdico da ferramenta. “A possibilidade de jogar com os colegas torna o aprendizado mais divertido”, afirmam os estudantes.

O coordenador pedagógico João Paulo Araújo destacou que as formações realizadas durante a hora-atividade foram fundamentais para que os professores compartilhassem experiências e dominassem as funcionalidades da plataforma. Já a professora Deise Costa Ferreira, do 2º ano, utiliza agrupamentos produtivos para personalizar o aprendizado de acordo com o desempenho dos alunos. A plataforma fornece relatórios em tempo real, que permitem aos educadores fazer intervenções imediatas e planejar novas estratégias pedagógicas.

Segundo o professor Anderson Antonovicz Lopes, o design visual da Matific é um diferencial para atrair a atenção das crianças e facilitar a compreensão dos conteúdos. Ele ressalta, no entanto, que o uso da ferramenta complementa — e não substitui — o trabalho presencial e os materiais didáticos tradicionais.

Para fortalecer a implementação da ferramenta, a Secretaria de Educação também promoveu encontros formativos online com a professora Nadia Moya, especialista da Matific, que apresentou as possibilidades de uso pedagógico e o potencial da plataforma para transformar a experiência de aprendizagem da matemática nas escolas municipais.