O Metrô de São Paulo iniciou nesta semana a abertura das propostas de licitação para contratar as obras civis da Linha 19-Celeste, que ligará o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, na capital paulista. A linha terá 17,6 km de extensão, 15 estações e capacidade de atender 630 mil passageiros por dia.

A análise das propostas, abertas nos dias 22, 23 e 24 de setembro, definirá os consórcios vencedores, que ficarão responsáveis pela execução dos projetos executivos e pela construção dos túneis, estações, pátio de manutenção e 18 poços de ventilação e saídas de emergência. Além disso, caberá às empresas o fornecimento e instalação de sistemas como escadas rolantes, elevadores, iluminação, ventilação e bombas hidráulicas.

O projeto foi dividido em três lotes:

  • Lote 1: Bosque Maia a Itapegica, com cinco estações e seis poços de ventilação.

  • Lote 2: Jardim Julieta a Vila Maria, com cinco estações, seis poços e o Pátio Vila Medeiros.

  • Lote 3: Catumbi a Anhangabaú, com cinco estações e seis poços de ventilação.

A previsão é que as obras levem 75 meses a partir do início da construção.

Impactos sociais e ambientais

A Linha 19-Celeste será um eixo estruturante de mobilidade entre as duas maiores cidades do estado, valorizando áreas urbanas, aproximando moradores de empregos, educação e serviços públicos, além de reduzir desigualdades territoriais. O tempo de viagem entre Guarulhos e o centro de São Paulo poderá ser reduzido em até uma hora.

O projeto também deve gerar mais de 28 mil empregos diretos e indiretos, além de reduzir 131 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano e economizar 59,7 milhões de litros de combustível.

Do ponto de vista técnico, a obra será uma das maiores da engenharia nacional: 5,7 milhões de m³ de escavação, 1,37 milhão de m³ de concreto, 187 mil toneladas de aço e 610 mil m³ de calda de cimento. Serão utilizadas tuneladoras (tatuzões), o método austríaco NATM e valas a céu aberto, sobretudo em trechos complexos como as estações Cerealista, São Bento e Anhangabaú, que apresentam solo arenoso e lençol freático elevado.