Itaquaquecetuba se destacou no cenário nacional ao conquistar o 1º lugar do Brasil nos quesitos Autonomia e Gastos com Pessoal do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). O levantamento, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), avaliou mais de cinco mil municípios brasileiros com base em dados oficiais enviados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O prefeito Delegado Eduardo Boigues (PL) comemorou o resultado, afirmando que o reconhecimento reflete a responsabilidade da atual gestão no uso do dinheiro público. “Administrar uma cidade de meio milhão de habitantes, a nona maior do estado, requer responsabilidade e compromisso. Conseguimos equilibrar as contas e reverter boa parte do orçamento em serviços e obras para melhorar a vida das pessoas”, declarou.

Gestão de Excelência

Com cerca de 500 mil habitantes, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, Itaquá foi classificada como Gestão de Excelência, atingindo nota 0.8089 no IFGF. No ranking nacional consolidado, ficou na 1.130ª posição entre 5.129 municípios avaliados em 2024, e em 119º lugar no estado de São Paulo entre 621 cidades.

O índice é formado por quatro indicadores principais:

  • Receita Própria

  • Gastos com Pessoal

  • Investimentos

  • Liquidez

Nota máxima em dois indicadores

Itaquaquecetuba obteve nota máxima em dois dos quatro indicadores avaliados:

  • Gastos com Pessoal: mede o peso da folha de pagamento, incluindo salários e aposentadorias, em relação ao orçamento. O equilíbrio obtido garantiu maior flexibilidade financeira ao município.

  • Autonomia: avalia se a cidade consegue custear suas despesas essenciais apenas com receitas próprias. O desempenho positivo garantiu autossuficiência na manutenção da máquina pública.

O desempenho coloca o município em posição de destaque ao lado de grandes capitais como Belém (PA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e São Bernardo do Campo (SP), reforçando a credibilidade da cidade no cenário nacional.