Guarulhos dá mais um passo importante na ampliação das oportunidades de aprendizado e geração de renda para sua população. Nesta terça-feira (26), a cidade recebe a carreta do programa estadual O Caminho da Capacitação, iniciativa estruturada como uma verdadeira sala de aula sobre rodas, que chega para ministrar cursos gratuitos e de qualidade voltados à empregabilidade.
A unidade ficará na rua Padre Dorindo de Oliveira Matias, 193, no Sítio São Francisco, região do Pimentas, oferecendo o curso de banho e tosa para cães de pequeno e médio porte. Essa formação, que une teoria e prática, abre espaço para novos empreendedores e para quem deseja iniciar uma atividade lucrativa no mercado pet, setor em constante expansão.
A ação é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos e o Fundo Social de São Paulo, com apoio do Centro Paula Souza, instituição responsável por garantir a excelência do conteúdo e a certificação oficial.
Destinados a pessoas a partir de 18 anos em situação de vulnerabilidade social – incluindo desempregados, beneficiários de programas sociais e mulheres chefes de família –, alguns cursos também estão disponíveis para jovens a partir de 16 anos. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site www.cursofussp.sp.gov.br.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos, Caroline Sanches, destacou a relevância da iniciativa para o município.
“Estamos muito felizes em receber o Caminho da Capacitação em Guarulhos. Essa é uma oportunidade real de aprendizado e de geração de renda para muitas famílias, fortalecendo ainda mais as políticas de inclusão social na nossa cidade”, afirmou.
A carreta oferece estrutura completa para as aulas práticas, além de materiais e instrutores especializados. Além da formação na área de pets, o programa disponibiliza em outras cidades cursos nas áreas de Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, Moda, Tecnologia e Indústria.
O Caminho da Capacitação é uma extensão do programa Qualifica SP, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ampliando o alcance das formações e abrindo novas portas para que milhares de pessoas conquistem independência financeira. Até agora, já foram mais de 3.273 alunos formados em 64 municípios paulistas.
A vinda da carreta ao Pimentas reforça o compromisso de Guarulhos em democratizar o acesso à educação profissionalizante e em promover caminhos concretos de transformação social.



0 Comentários