O Zoológico da Prefeitura de Guarulhos acaba de divulgar os nomes dos dois filhotes de onça-pintada que foram resgatados no final de março e desde então vêm recebendo cuidados intensivos da equipe técnica do parque. Após uma votação pública nas redes sociais, marcada por carinho e grande participação popular, a fêmea passou a se chamar Nyara Mani e o macho, Tupã Coré.
A escolha dos nomes foi pensada com sensibilidade e conexão cultural. Ambos remetem às raízes dos animais, que são oriundos de Manicoré, município do Amazonas. “Nyara”, nome de origem indígena, significa “senhora”, “dona” ou “aquela que tem olhos brilhantes”. Já “Mani” faz referência direta à cidade natal da onça.
No caso do macho, “Tupã” é o deus do trovão e criador de todas as coisas na mitologia tupi-guarani, enquanto “Coré” resgata, mais uma vez, a origem amazônica dos filhotes. Dessa forma, os nomes homenageiam não só a história de vida dos animais, mas também celebram a diversidade cultural e natural do Brasil.
Desde que chegaram ao Zoológico de Guarulhos, os filhotes vêm sendo acompanhados de perto por uma equipe multidisciplinar formada por biólogos, veterinários e tratadores. Eles recebem cuidados específicos para garantir um desenvolvimento saudável e seguro, em um ambiente preparado para sua adaptação.
Apesar da curiosidade do público, os irmãos ainda não estão disponíveis para visitação, pois seguem em período de observação e adaptação. Assim que estiverem prontos e com um recinto totalmente reformado e ampliado, Nyara Mani e Tupã Coré serão apresentados ao público.
A Prefeitura e a equipe do Zoológico de Guarulhos agradecem a participação massiva da população na votação e convidam todos a seguir acompanhando as atualizações e o crescimento dos felinos pelas redes sociais oficiais do município.
0 Comentários