Entre os dias 16 e 27 de julho, os Centros de Educação Ambiental das unidades de Bertioga, Guarulhos e Mogi das Cruzes oferecem visitas mediadas, oficinas, vivências e bate-papos
Crédito: Thamires MottaEntre os dias 16 e 27 de julho, os Centros de Educação Ambiental (CEA) do Sesc em Bertioga, Guarulhos e Mogi das Cruzes recebem a edição 2025 do projeto “Pra lá do Meu Quintal”, que propõe às crianças e suas famílias um mergulho lúdico e sensível nas relações com a natureza. Com o tema “Que Clima é esse?”, a ação convida o público a se aproximar das questões socioambientais e climáticas por meio de vivências, oficinas, bate-papos e instalações interativas.
Inspirada na pesquisa “Escuta sobre a natureza e as mudanças climáticas”, realizada pelo Instituto Alana com os pesquisadores Ana Leite e Gandhi Piorski, a programação valoriza o olhar infantil sobre o meio ambiente e amplia o debate sobre as transformações do clima por meio de experiências sensoriais e expressivas. Os Centros de Educação Ambiental (CEAs) do Sesc São Paulo, por sua vez, são espaços permanentes de educação não formal que promovem o contato com a biodiversidade local e incentivam o engajamento socioambiental.
O projeto convida o público a reconhecer os quintais — reais ou imaginários — como espaços de conexão com a natureza, valorização dos saberes locais e estímulo à curiosidade. A proposta é ampliar o repertório sobre biodiversidade e fortalecer vínculos com o meio ambiente, por meio de experiências práticas, lúdicas e acessíveis. As ações ocorrem nos Centros de Educação Ambiental das Unidades e contam com vivências, oficinas, mediações, instalações e apresentações.
A programação destaca vivências que aproximam crianças e famílias da natureza por meio de experiências sensoriais, oficinas e brincadeiras. Em Bertioga, o público poderá participar da Expedição ao Universo das Abelhas, da oficina Pinte e Plante! e da poética Conferência de Todos os Seres, em que as crianças assumem o papel de elementos da natureza para refletir sobre o clima. Em Guarulhos, uma redoma climática construída em bambu convida à imersão em uma minifloresta, enquanto a vivência Que clima é esse? propõe observar insetos e aves para entender as transformações ambientais. Já em Mogi das Cruzes, a oficina Taipa de mão resgata técnicas construtivas sustentáveis, a atividade Histórias no Quintal inspira um mural coletivo sobre sensações climáticas, e o público ainda poderá assistir à animação Robô Selvagem, em sessão de cinema com mediação. As três unidades contam com encontros e ateliês conduzidos por Ana Leite e Gandhy Piorsky, que convidam adultos e crianças a refletirem sobre a natureza e a emergência climática a partir da escuta sensível das infâncias.
Esta edição também amplia a abordagem sobre cidadania e ciência, promovendo reflexões sobre os impactos ambientais e a importância da atuação coletiva para a preservação dos ecossistemas. Todas as atividades são gratuitas.
Com atividades pensadas para públicos diversos, Pra Lá do Meu Quintal reafirma o compromisso do Sesc com a educação socioambiental e a formação de uma cultura de cuidado com a vida em todas as suas formas.
A programação completa está disponível no portal sescsp.org.br/
SOBRE OS CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CEA)
Espaços com programação e instalações educativas permanentes que apresentam temas socioambientais relacionados ao território onde estão inseridos, de forma a estimular o conhecimento, o engajamento e a interação com elementos da natureza e da cultura local.
Por isso, cada um dos três CEA tem uma temática contextualizada com seu território. Os CEA são espaços de referência do Programa de Educação para Sustentabilidade do Sesc SPl.
Nas Unidades de Guarulhos e Mogi das Cruzes o acesso ao CEA é livre e gratuito. Já o Centro de Lazer Sesc Bertioga tem acesso voltado prioritariamente aos hóspedes e, em projetos especiais, para visitantes. Cada CEA conta com Agentes de Educação Ambiental que recebem grupos para visitas mediadas, por meio de agendamento.
PROGRAMAÇÃO:
Todas as atividades são gratuitas e sujeitas à lotação do espaço.
SESC BERTIOGA
Vivências na Natureza
Com Agentes de Educação Ambiental
Através da mediação, crianças e adultos são estimulados a interagir com a natureza e vivenciá-la de diversas formas, desenvolvendo a sensibilidade e a curiosidade através da percepção das cores, sons, aromas, texturas e sabores presentes no ambiente natural.
De 17 a 27/7. Quartas, das 10h às 11h.
Expedição ao Universo das Abelhas
Com Agentes de Educação Ambiental
Esta atividade propõe uma viagem ao incrível universo das abelhas nativas sem-ferrão, explorando o ambiente para descobrir como vivem estes seres e compreender sua importância ecológica. Menores devem estar acompanhados de um responsável.
De 18 a 25/7. Sextas, das 15h às 16h. Retirada de senhas com 30min. antes.
Oficina: Pinte e Plante!
Com Agentes de Educação Ambiental
Uma caminhada pelos arredores do Centro de Educação Ambiental será o ponto de partida para que crianças e adultos se inspirem, observando as árvores, as flores, as aves e os insetos. Em seguida, os participantes podem colocar a criatividade em ação para criar uma arte em um vaso de plantas e plantar uma semente. Enquanto pintam e plantam, os participantes são convidados a refletir sobre a importância de se relacionar com a natureza.
Centro de Educação Ambiental.
Dia 19/7. Sábado, das 9h30 às 10h30.
As inscrições devem ser realizadas presencialmente no Balcão de Atendimento do Espaço de Leitura, das 9h às 21h do dia anterior à atividade. O sorteio será divulgado às 21h30, no Totem próximo ao balcão do Espaço de Leitura.
Conferência de Todos os Seres
Com agente de educação ambiental
Os participantes serão convidados a dar voz à natureza, assumindo a identidade de um ser não humano - seja uma planta, um animal, um rio, ou outro elemento natural. Cada um escolherá seu ser representante e, por meio de caracterizações simbólicas, as crianças serão convidadas, de forma lúdica a participarem de uma conferência especial sobre as mudanças que estão acontecendo com o clima na Terra.
Dia 23/7. Quarta, das 15h30 às 17h. Retirada de senhas com 30min. antes.
Escuta de crianças sobre natureza e as crises ambientais e climáticas
Com Ana Cláudia de Arruda Leite e Gandhy Piorsk
Em formato de ateliê, tendo como foco a expressão genuína e as percepções da criança acerca da natureza e as crises ambientais e climáticas, são lançados desafios para explorarem estes temas de maneira simbólica a partir de materiais naturais e objetos de refugo industrial.
Dia 26/7. Sábado, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Retirada de senhas com 30min. antes.
Método de Escuta Sensível das Crianças
Com Ana Cláudia de Arruda Leite e Gandhy Piorsk
Encontro voltado a pais, educadores e demais interessados sobre as linguagens, as culturas das infâncias e a importância das famílias reconhecerem e valorizarem estas expressões.
Dia 26/7. Sábado, das 19h às 21h.
Inscrições de 14h do dia 16/7 até o término das vagas em: centralrelacionamento.sescsp.
SESC GUARULHOS
Redoma climática
Com Florar Educação para Sustentabilidade
Por meio de uma ambientação dentro de uma geodésica de bambu, as pessoas se sentirão dentro de uma pequena floresta. Cada participante na redoma terá contato e tempo para observar esses elementos em sua complexidade e refletir coletivamente sobre quão predatória tem sido a ação de alguns povos sobre os ecossistemas e as demais formas de vida que habitam esse planeta conosco.
De 16 a 25/7. Terça a sexta, das 9h às 21h.
De 19 a 27/7. Sábados e domingos, das 9h às 17h30.
Florestar em nós
Com Florar Educação para Sustentabilidade
Você sabe o que é uma floresta? Elas estão aumentando ou diminuindo? Que cheiros e outras sensações uma floresta pode despertar? Essas e outras questões serão respondidas pelos educadores da Florestar Educação para Sustentabilidade na instalação da Redoma Climática que ficará no CEA no mês de julho.
De 19 a 27/7. Sábados e domingos, das 13h às 16h. Retirada de senhas com 30min. antes.
Que clima é esse? O que os insetos e as aves podem nos contar
Com Agentes de Educação Ambiental
A biodiversidade desempenha um papel fundamental para a manutenção dos ecossistemas e, consequentemente, dos fenômenos naturais e climáticos. Vivência nos jardins do Sesc Guarulhos para o público infantil, a fim de compreendermos a interconexão das interações da fauna com o meio ambiente e os desdobramentos dos nichos ecológicos das espécies. Como será que os insetos e aves estão se adaptando?
De 16 a 24/7, quartas e quintas, das 15h às 16h. Retirada de senhas com 30min. antes.
Como escutar o que as crianças sentem sobre a natureza e a emergência climática?
Com Ana Leite e Gandhy Piorsky
Encontro para pais, educadores e interessados nas culturas das infâncias, abordando a importância de valorizar as expressões infantis. Busca ampliar o olhar adulto sobre o brincar, a imaginação, os desenhos e narrativas como caminhos para acessar sentimentos, percepções e o universo imaginário das crianças.
Dia 19/7. Sábado, das 14h às 16h.
Escuta de crianças sobre natureza e a emergência climática
Com Ana Leite e Gandhy Piorsky
Ateliê infantil focado na expressão simbólica das percepções das crianças sobre a natureza e as crises ambientais. A partir de desafios, a vivência busca acessar camadas profundas de seus desejos, anseios e percepções, valorizando a dimensão simbólica de suas experiências.
Dia 20/7. Domingo, das 14h às 17h.
Meio ambiente e jogos de tabuleiro
Com Agentes de Educação Ambiental
Mediação de jogos de tabuleiro com temáticas relacionadas a biodiversidade, a ciência e a sustentabilidade durante as tardes no Centro de Educação Ambiental. Venha se divertir elaborando estratégias e encarando os desafios socioambientais em grupo. Todo último final de semana do mês. Jogo em destaque no mês de julho: Na Trilha do Risco.
Dias 26 e 27/7. Sábado e domingo, das 14h às 17h.
SESC MOGI DAS CRUZES
Cine CEA - Robô Selvagem
Dir. Chris Sanders, EUA, Animação, 2024, 101 min.
A aventura épica segue a jornada de um robô - Rozzum unidade 7134, de apelido "Roz" - que naufragou em uma ilha deserta e deve aprender a se adaptar aos seus hostis arredores, construindo gradualmente relacionamentos com os animais da ilha e adotando um filhote de ganso.
Dia 16/7. Quarta, das 18h30 às 21h.
Taipa de mão: construa mini paredes com barro
Com Manacá e memória
As pessoas participantes são convidadas a construir uma pequena parede de argila empregando a técnica da taipa de mão, que utiliza materiais como o barro, a madeira e o bambu. Esta atividade promove o contato com o passado e resgata técnicas construtivas sustentáveis, que vêm ganhando espaço, diante da necessidade de se movimentar diante das Mudanças Climáticas.
Dia 17/7. Quinta, das 14h às 16h. Retirada de senhas com 30min. antes.
Quem quer ser arqueólogo?
Com Manacá e memória
As pessoas terão contato com pequenos sítios arqueológicos, construídos em caixas com areia. Durante a atividade, serão "desvandados" os mistérios que estão escondidos dentro das caixas. Tenha um dia de arqueólogo/a utilizando ferramentas como pincel e pá, a fim de descobrir como viviam as pessoas que utilizavam os objetos que você encontrar.
Dias 18 e 19/7. Sexta e sábado, das 14h às 16h. Retirada de senhas com 30min. antes.
Histórias no Quintal
Nesta vivência, as histórias infantis nos conduzem a uma jornada sensorial sobre as características do clima e sua relação com a natureza. Sol, chuva, vento e nuvens inspiram reflexões sobre ciclos, equilíbrio e diferentes cosmovisões. A atividade convida à interação com o ambiente e à construção de um mural coletivo, onde palavras e pinturas expressam sensações e expectativas sobre o futuro.
De 20 a 25/7. Terça, quarta, sexta e domingo, das 14h às 16h.
Explorando a natureza com as mãos: O que você sabe sobre a natureza e o clima?
Com Karol Hálona, Bióloga e Pedagoga Surda
Nesta oficina sensorial e interativa, crianças e suas famílias são convidadas a explorar elementos da natureza com as mãos, sentindo texturas, temperaturas e transformações do ambiente, estimulando a curiosidade e a conscientização sobre as mudanças climáticas, permitindo que os participantes percebam, de forma prática, como os ecossistemas são afetados pelas mudanças climáticas.
Dia 24/7.Quinta, das 14h às 16h.
Capivara e Tatu Canastra são bichos da Mata Atlântica!
Com Cerâmicas Baluarte
Nesta atividade os ceramistas apresentam a Capivara e seu habitat e os impactos das mudanças climáticas sobre eles. Por meio da modelagem em argila, os participantes exploram a biodiversidade e refletem sobre a conservação da fauna e dos ecossistemas ameaçados.
Dia 26/7, sábado, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Retirada de senhas com 30min. antes.
Escuta de crianças sobre natureza e a emergência climática
Com Ana Leite e Gandhy Piorky
Em formato de ateliê para crianças, terá como foco a expressão genuína das percepções da criança acerca da natureza e as crises ambientais e climáticas. Desafios serão lançados para que elas explorem estes temas de maneira simbólica. A vivência tem a intenção de capturar camadas profundas de suas experiências, dentro da dimensão simbólica e subliminar dos anseios, desejos e percepções das crianças
Dia 27/7. Domingo, das 10h às 13h.
Como escutar com qualidade o que as crianças sentem sobre a natureza e a emergência climática
Com Ana Leite e Gandhy Piorsky
Encontro voltado a pais, educadores e demais interessados sobre as linguagens, as culturas das infâncias e a importância de as famílias reconhecerem e valorizarem estas expressões. Quais caminhos para ampliar a sensibilidade e o olhar dos adultos em relação às práticas das crianças, ajudando-os a escutar, valorizar e potencializar o brincar e a imaginação.
Dia 27/7. Domingo, das 14h às 16h. Retirada de senhas com 30min. antes.
Ausência de Mata Ciliar: diorama interativo
Com Ciência Prima
Por meio de uma maquete, será possível ter contato com um tema relacionado a ciência e às mudanças do clima. Interagir com esse equipamento poderá provocar reflexões sobre como acontecem os fenômenos e como eles podem ter seus efeitos potencializados ou diminuídos.
De 16 a 27/7. Terça a domingo, das 13h às 21h30.
PRA LÁ DO MEU QUINTAL
De 17 a 27 de julho
Sesc Bertioga - Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, (13) 3319-7700
Sesc Guarulhos - Rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, (11) 2475-5550
Sesc Mogi das Cruzes - Rua Rogerio Tacola, 118, (11) 4728-6200
0 Comentários