A Prefeitura de Guarulhos, por meio do programa Saúde Toda Hora, alcançou a marca de 1.460 atendimentos no último sábado (12), ao abrir as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Paraventi, Jardim Paulista, Ponte Alta e Dona Luiza. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos cuidados primários fora do expediente tradicional, especialmente aos sábados, facilitando o atendimento de quem não consegue comparecer durante a semana.

Durante o plantão, foram realizadas 110 consultas médicas e 39 consultas odontológicas, além de 153 atendimentos de enfermagem. Um dos destaques foi a realização de 97 coletas de exame Papanicolau, essencial para a detecção precoce do câncer do colo do útero, e 129 vacinas aplicadas, com 86 crianças imunizadas. As equipes também avaliaram 223 carteiras de vacinação e identificaram 60 pessoas com vacinas em atraso, localizadas por meio de busca ativa em 40 residências.

A área de testagem também teve forte atuação, com 174 testes rápidos realizados, sendo 45 para HIV, 38 para sífilis, 45 para hepatite B, 45 para hepatite C e um para covid-19. Além disso, 20 pessoas com sintomas respiratórios foram localizadas por busca ativa.

A programação incluiu ainda três atividades de saúde bucal, com 38 participantes, três atendimentos do programa Bolsa Família, e cinco ações coletivas ligadas à campanha Julho Amarelo, que alcançaram 101 pessoas. As farmácias das UBSs somaram 179 atendimentos ao longo do dia.

Dando continuidade ao programa, no próximo sábado (19), mais três UBS estarão abertas: São Ricardo, Taboão e Nova Cidade, das 8h às 16h. A Secretaria da Saúde reforça a importância da adesão da população a essas ações, que fortalecem a prevenção, o diagnóstico precoce e a promoção da saúde em Guarulhos.