A paisagem urbana de São Bernardo do Campo ganhou novo colorido com intervenções artísticas e melhorias estruturais em áreas públicas da cidade. Na Rua Ímola, no Bairro dos Casa, o Parque Linear ao lado do Conjunto Habitacional Alvarenga Peixoto, entregue em 26 de junho pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, recebeu um mural de grafite assinado por artistas voluntários, como parte do projeto municipal que leva arte a espaços revitalizados para valorizar as comunidades e estimular a ocupação desses locais.
O prefeito Marcelo Lima ressaltou que os investimentos estruturais têm transformado a vida das pessoas, citando o PAC Alvarenga, programa que beneficiou 120 famílias com moradia digna após até 17 anos de espera. “Além de asfalto novo, saneamento, áreas de lazer e esporte, a arte dá vida e identidade aos novos espaços urbanos, tornando São Bernardo ainda mais viva”, afirmou.
O arquiteto da Secretaria de Habitação, Florisval Moreira da Silva, destacou que a revitalização do Parque Linear incluiu a atualização do grafite, fortalecendo o sentimento de pertencimento da população ao local.
No Ferrazópolis, a Prefeitura concluiu a revitalização do Complexo Miguel Etchenique, que recebeu nova iluminação, melhorias estruturais e um grafite no muro sob o elevado, assinado pelo artista local Robson Marques, conhecido como Melancia. Ele ressaltou que a arte urbana dá identidade a muros, fachadas e viadutos, incentivando a preservação desses espaços.
O PAC Alvarenga também contemplou canalização de córrego, construção de passarela, galerias pluviais, redes de esgoto e água, além do prolongamento da Avenida Ímola e construção da Rua Vicente de Paula.
Além disso, a Prefeitura destinou R$ 1,8 milhão para o recapeamento asfáltico de oito ruas do Bairro dos Casa e realizou serviços de zeladoria e revitalização do Parque Linear da Rua Ímola, consolidando um conjunto de ações que promovem qualidade de vida e valorização do bairro.
0 Comentários