Na manhã desta quinta-feira (4), o céu de Guarulhos será colorido por centenas de pipas durante a Revoada de Pipas, evento educativo que acontece das 8h às 11h no Estádio Municipal Arnaldo José Celeste, a tradicional Ponte Grande. A ação tem como objetivo promover a brincadeira segura com pipas, alertando sobre os riscos da proximidade com a rede elétrica e o uso de materiais cortantes como o cerol.


O evento marca mais uma etapa do projeto Brincando com Pipas, realizado pela Evoluir com patrocínio da EDP e apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Guarulhos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Serão distribuídas 600 pipas para alunos da rede municipal, que também participarão de palestras e atividades lúdicas sobre segurança com energia elétrica.


Criado em 2024, o projeto já realizou mais de 40 atividades em escolas públicas da cidade. Entre os destaques estão pocket shows com contação de histórias, rodas de conversa com autores infantis, palestras com especialistas da EDP e a distribuição de seis mil livros educativos. Até o momento, a iniciativa alcançou 7.823 crianças e capacitou 54 professores, promovendo não apenas o aprendizado, mas a mudança de comportamento em relação à segurança.


Segundo o coordenador do projeto, Junior Ribeiro, os resultados já são visíveis. “Temos colhido resultados muito satisfatórios: mais crianças brincando, melhoria da aprendizagem e menos ocorrências na rede elétrica causadas por pipas”, afirma. Dados da EDP indicam que houve uma redução de 12% nas ocorrências elétricas na área de atuação do projeto em Guarulhos em 2024, e a expectativa é de queda ainda maior neste ano.


Para Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul, investir em educação é essencial. “A educação é um pilar fundamental na transformação do território e a EDP busca apoiar iniciativas que engajem a comunidade em temas de relevância local. Importante ver o resultado positivo do projeto em 2024. Estamos com boas expectativas para este novo ciclo”, conclui.


A Revoada de Pipas é, além de um momento de alegria para os pequenos, uma forma concreta de envolver toda a comunidade em práticas seguras e conscientes, aliando lazer, cultura e educação.