A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu no último sábado (26) mais uma edição do programa Saúde Toda Hora, com atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Fátima, Jardim Primavera, Marinópolis e Jurema. Ao todo, foram registrados 1.687 atendimentos à população, reforçando o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da atenção básica e o acesso ampliado aos serviços de saúde também aos finais de semana.
A ação, que acontece em sistema de rodízio entre as UBS do município, visa facilitar o cuidado contínuo, especialmente para pessoas que têm dificuldade de comparecer durante os dias úteis. Entre os serviços oferecidos, destacaram-se as consultas médicas em clínica geral e ginecologia/obstetrícia, que somaram 205 atendimentos, além de 301 atendimentos de enfermagem.
Importantes ações preventivas também foram promovidas: 207 coletas para o exame de Papanicolau foram realizadas, ampliando a detecção precoce de câncer de colo do útero. Em relação à vacinação, 247 doses foram aplicadas, abrangendo vacinas de rotina e contra a gripe, dengue e covid-19, voltadas especialmente aos grupos prioritários.
O programa também reforçou a vigilância em saúde com 275 testes rápidos para ISTs, incluindo HIV (94), sífilis (94), hepatites B (62) e C (25). Além disso, a busca ativa por sintomáticos respiratórios registrou 108 atendimentos, contribuindo para o monitoramento de doenças respiratórias e ações de enfrentamento à covid-19.
Outro ponto de destaque foi o acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família, com 53 atendimentos realizados. A mobilização também contou com 163 participantes em atividades coletivas de promoção à saúde, e a dispensação de medicamentos atingiu 128 atendimentos nas farmácias das UBS envolvidas.
A próxima edição do Saúde Toda Hora será no sábado, 2 de agosto, nas UBS São Ricardo, Vila Rio de Janeiro e Santa Paula, das 8h às 16h. A iniciativa segue com calendário rotativo, ampliando o alcance da atenção básica e promovendo saúde de forma contínua e acessível para toda a população guarulhense.
0 Comentários