A Prefeitura de Guarulhos entregou no último sábado (26) os certificados de conclusão da primeira edição do curso gratuito de Programação em Python e Pilotagem de Drones. O evento foi realizado no Adamastor e celebrou a formação de nove estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da cidade, que participaram da iniciativa promovida pelas secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social e de Gestão, com apoio da Subsecretaria da Juventude, em parceria com a organização Brazil Flying Labs, coordenada por docentes da Universidade Federal do ABC (UFABC).
A cerimônia contou com a presença do subsecretário da Juventude, Joas Rodrigues de Melo, e do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Henrique Rocha Menezes, além de pais, tutores e membros da equipe de apoio da Escola de Administração Pública Municipal. “A entrega desses certificados representa o início de novas possibilidades para esses jovens. Investir em tecnologia é abrir portas para o futuro, e ver nossos alunos se destacando em áreas como programação e drones é um grande orgulho”, destacou o subsecretário.
Com início em maio, o curso teve carga horária de 44 horas/aula e uniu teoria e prática. Durante as aulas, os estudantes aplicaram conceitos de matemática e física para programar drones com a linguagem Python. Ao final da formação, os alunos participaram de uma atividade prática, programando e pilotando os drones em um circuito especialmente montado pelo professor Diego Ferruzzo, da UFABC, com apoio dos tutores da Brazil Flying Labs e da própria universidade.
Como parte da experiência, os alunos também visitaram, no último dia 22, o campus da UFABC em São Bernardo do Campo. Durante a visita técnica, puderam conhecer laboratórios de manufatura, aviônicos e cursos de engenharia, com destaque para a engenharia aeroespacial. O contato direto com equipamentos como turbinas de helicópteros, modelos diversos de drones e impressoras 3D despertou ainda mais o interesse dos jovens pela tecnologia.
O curso foi mais uma ação da Prefeitura de Guarulhos voltada à formação tecnológica da juventude, promovendo inclusão, qualificação e oportunidades reais no mercado de trabalho.
0 Comentários