O Parque Júlio Fracalanza, na Vila Augusta, será palco de uma experiência cultural emocionante e gratuita com a apresentação do espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, da Cia. Novelo. As apresentações acontecem neste domingo (13), às 14h30, e no próximo domingo (20), em dois horários: às 11h e às 14h30. Todas as sessões são de classificação livre e contam com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras e cartilha atípica, garantindo inclusão e acessibilidade ao público.

Eleito um dos melhores espetáculos teatrais de 2022 pelo jornal Folha de São Paulo, o espetáculo já foi assistido por mais de 30 mil pessoas em 12 cidades. A peça é baseada no romance homônimo de Jorge Amado, originalmente escrito como um presente para seu filho João Jorge, em 1948, e publicado somente em 1976. A obra narra a história de amor improvável e proibido entre um gato considerado mal por todos os animais e uma andorinha corajosa que decide enxergar além das aparências.

A montagem da Cia. Novelo, com direção de Maristela Chelala, propõe uma encenação vibrante, que mistura teatro, música ao vivo, movimento e linguagem circense. A direção musical é de Marco França e a direção de movimento de Dinho Hortêncio. As músicas originais são compostas e executadas pelo elenco, proporcionando ao público uma experiência sensorial rica e envolvente.

Embora tenha origem em uma obra infantojuvenil, o espetáculo apresenta uma linguagem popular, acessível e tocante para todas as idades, convidando o público a refletir sobre temas como preconceito, amizade, amor e liberdade.

A realização é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), com apresentação da Electrolux, patrocínio da Vitopel, copatrocínio da Cobasi e do Grupo Sabará, e apoio cultural da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Educação.

O Parque Júlio Fracalanza fica na rua Joaquim Miranda, 471 – Vila Augusta, Guarulhos.