Com a intensificação das ações sociais voltadas à proteção da população em situação de rua durante os dias frios, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, já contabiliza mais de 3 mil atendimentos dentro da Operação Inverno 2025. A iniciativa tem como foco garantir acolhimento humanizado, segurança e dignidade a quem mais precisa.

Até o último domingo (6), a Operação já havia alcançado 2.745 pernoites e distribuído 540 refeições por meio do programa Alimentação Fraterna. A ação conta com o reforço de equipes sociais que atuam 24 horas por dia, oferecendo acolhimento e assistência por meio de busca ativa e atendimentos baseados em solicitações da população.

Na primeira etapa da operação, realizada entre os dias 29 e 31 de maio, foram registrados 264 pernoites e 302 refeições servidas, sendo 38 por meio do Alimentação Fraterna. Já em junho, até o dia 19, os números cresceram significativamente: foram 1.802 pernoites, 277 refeições pelo Alimentação Fraterna e 2.079 refeições servidas no total.

Para garantir proteção efetiva neste período de baixas temperaturas, a Prefeitura disponibilizou uma ampla estrutura de atendimento: 300 vagas de acolhimento masculino, 50 vagas femininas, além de dois Centros POP abertos em tempo integral, que oferecem até cinco refeições diárias, banho, sala de convivência com TV e abrigo emergencial para pernoite quando a capacidade dos acolhimentos regulares é superada.

A cidade também oferece um espaço canil, com ração e cuidados específicos para os animais de estimação acompanhados por seus tutores.

A Operação Inverno segue ativa e mobilizada com o compromisso de levar assistência a quem mais precisa, ampliando o alcance das políticas públicas de proteção social em Guarulhos.