Com a chegada das baixas temperaturas, a Prefeitura de São Bernardo do Campo intensificou a atuação da Operação Aquece São Bernardo e promoveu nesta semana a entrega de itens de inverno para famílias indígenas residentes no município. A ação foi realizada na segunda e terça-feira, dias 7 e 8 de julho, com a entrega de 300 mantas e cobertas a 55 famílias que vivem nas aldeias Kuaray Rexakâ (Brilho do Sol), Guyrapaju, Nhamandu Mirim e Pinheiro Ty, todas localizadas na região do Pós-Balsa.

A iniciativa faz parte da Campanha de Inverno do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, que recebe doações de moradores e empresas da cidade para ajudar quem mais precisa. “É desse jeito, somando forças, que conseguimos chegar a quem mais precisa. O frio em São Bernardo é rigoroso e o sentimento de poder entregar um cobertor, um calçado, é de dever cumprido”, declarou Zana Lima, presidente do Fundo Social.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça, reforçou que a Operação Aquece está em pleno funcionamento desde 1º de junho, com rondas 24 horas por dia, monitorando áreas da cidade e prestando acolhimento, orientação e entrega de donativos a moradores em situação de vulnerabilidade. “Seguiremos com essa ação até o fim de setembro, com total empenho das equipes”, afirmou.

Além das entregas em comunidades indígenas, a operação inclui abordagens sociais, acolhimento de pessoas em situação de rua e funcionamento de equipamentos como a Casa de Passagem Central, com capacidade para 150 pessoas, e a Moradia Provisória do Riacho Grande, com 30 vagas. Ambos os locais oferecem abrigo e refeições, sendo que a Casa de Passagem também aceita animais de estimação.

Somente no mês de junho, os serviços acolheram, em média, 103 pessoas por noite e realizaram 1.720 abordagens. A população pode colaborar acionando as equipes 24 horas pelos canais abaixo:

  • GCM: 153

  • WhatsApp e telefone: (11) 99231-7784 / (11) 99231-6599

  • Casa de Passagem Central: Rua Tapajós, 10 – Centro

  • Moradia Provisória Riacho Grande: Via Anchieta km 31, acesso pela marginal, ao lado da balança