A Prefeitura de São Bernardo do Campo promoveu um importante treinamento voltado a emergências pediátricas para médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Ao todo, 20 profissionais participaram da formação PALS (Pediatric Advanced Life Support), promovida pela American Heart Association (AHA), entidade internacional de referência em protocolos de emergência e reanimação cardiopulmonar.

Com carga horária de 16 horas divididas em dois dias, a formação tem como objetivo principal capacitar os profissionais da linha de frente a atuarem em situações críticas envolvendo pacientes pediátricos, como paradas cardiorrespiratórias e outras emergências graves, aumentando as chances de sobrevida e minimizando sequelas.

O conteúdo abrange desde os fundamentos da reanimação até as intervenções mais complexas, como manejo de via aérea, ventilação, administração de medicamentos, acesso intraósseo e o tratamento de quadros como insuficiência respiratória, choque e arritmias. Além da parte teórica, os participantes passaram por simulações práticas e avaliações para a certificação.

“O curso ensina uma série de protocolos, além de reforçar a importância da comunicação entre a equipe e as particularidades do atendimento a crianças entre 28 dias e 12 anos”, explicou o diretor do curso, o enfermeiro emergencista e intensivista Antônio Cesário Neto.

Para os participantes, a formação representa um avanço significativo na qualificação do atendimento. “Ter acesso a esse curso aumenta as nossas condições de salvar vidas”, afirmou o médico emergencista Willian Pedraza, que atua nas UPAs de São Bernardo desde 2015. A clínica geral Fernanda Coraline Campos Pereira também destacou a importância da capacitação: “Nos mantém atualizados para que possamos oferecer sempre o melhor atendimento aos nossos pacientes”.

O diretor técnico do Departamento de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Misael Blanco, destacou que a qualificação contínua faz parte da estratégia da gestão do prefeito Marcelo Lima para garantir excelência nos serviços de saúde. “São Bernardo conta com uma rede robusta de urgência e emergência, com 10 UPAs, um pronto atendimento e um pronto-socorro. Nosso objetivo é sempre estar prontos para cuidar da nossa população com o máximo de qualidade.”