Durante o recesso escolar, Itaquaquecetuba-SP reforça seu compromisso com a educação ambiental e o estímulo à criatividade infantil. A cidade está promovendo uma campanha de arrecadação de garrafas PET, que serão transformadas em ecobrinquedos nas oficinas oferecidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A ação é realizada em parceria pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Assistência Social e busca envolver a comunidade na construção de uma cultura sustentável desde cedo.
As oficinas acontecem entre os dias 21 e 25 de julho, em seis unidades de CRAS espalhadas por bairros diferentes da cidade. Para abastecer as atividades, a Prefeitura está recebendo doações de garrafas PET de diferentes formatos, tamanhos, espessuras e cores — inclusive transparentes, verdes e multicoloridas. A coleta segue até quinta-feira (24), das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, na Vila Virgínia, ou diretamente nos CRAS participantes.
A proposta vai além do reaproveitamento de materiais: pretende conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem, do consumo consciente e da preservação ambiental, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades manuais e estimula o brincar criativo. “Ao reutilizar materiais recicláveis, a atividade não só reduz a quantidade de resíduos nas ruas como também incentiva as crianças a pensarem de forma sustentável e criativa. Com essa iniciativa, elas podem se divertir, levar ideias para casa e para a escola, promovendo uma cultura de responsabilidade ambiental desde cedo”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.
As oficinas têm duração de uma hora e acontecem nas seguintes datas e locais:
-
Segunda (21), às 10h, no CRAS Morro Branco (Av. Ítalo Adami, 2.023);
-
Terça (22), às 10h30, no CRAS Paineira (Rua Serra dos Carajás, 570);
-
Quarta (23), às 10h, no CRAS Recanto Mônica (Rua Gov. Ademar Pereira de Barros, 222);
-
Quinta (24), às 10h, no CRAS Caiuby (Rua Ribeirão Preto, 9);
-
Sexta (25), às 9h30, no CRAS Quinta da Boa Vista (Estrada de São Bento, 1.691).
As inscrições podem ser feitas diretamente na unidade mais próxima da residência da criança. O prefeito Eduardo Boigues destacou a abrangência do projeto: “Essa é uma atividade estratégica que alia educação ambiental, criatividade, integração comunitária e consumo consciente. A iniciativa transforma os materiais que seriam descartados em objetos valiosos para as crianças, assegurando a continuidade de uma prática sustentável”.
Com iniciativas como esta, Itaquaquecetuba reafirma seu compromisso com o futuro ambiental e social da cidade, investindo em políticas públicas que envolvem, educam e transformam comunidades.
0 Comentários