A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou, nesta quarta-feira (23), um importante treinamento voltado aos representantes das 23 secretarias municipais, com foco em temas estratégicos para a gestão pública: planejamento e gestão municipal, contabilidade pública e execução orçamentária. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Finanças, reforça o compromisso da administração em garantir um uso cada vez mais eficiente e responsável dos recursos públicos.
Durante o encontro, foram abordados assuntos fundamentais como a definição de metas, indicadores, o papel dos gestores nos processos que envolvem o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A capacitação teve como objetivo alinhar as diretrizes da administração para o ciclo de planejamento 2025-2028 e fortalecer a atuação estratégica das secretarias no desenvolvimento das políticas públicas municipais.
“O planejamento eficiente é o que nos permite aplicar os recursos públicos com responsabilidade e alcançar resultados concretos. O envolvimento de cada secretaria é essencial nesse processo”, afirmou o secretário de Finanças, Peterson Ferreira Coutinho.
O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública e direciona os investimentos para áreas prioritárias como saúde, educação, segurança, infraestrutura e assistência social. O PPA serve como base para que os gestores públicos elaborem suas ações de forma coordenada e integrada.
Além disso, o município segue estimulando a participação popular no planejamento das ações. A população de Itaquaquecetuba pode contribuir com sugestões e demandas para o PPA 2026-2029 por meio de um formulário online disponível até o dia 8 de agosto, acessível pelo link: cutt.ly/trUoVuzd. A escuta ativa é uma etapa fundamental para que as políticas públicas reflitam as reais necessidades da população.
Para o prefeito Eduardo Boigues, o diálogo entre os servidores e a população fortalece a democracia. “Mais do que executar um orçamento, é nosso dever planejar com responsabilidade e ouvir quem vive a cidade no dia a dia. A participação popular no PPA fortalece a democracia e nos ajuda a construir uma Itaquaquecetuba mais justa e eficiente”, declarou.
0 Comentários