A Prefeitura de Atibaia avança mais uma etapa na implantação do novo sistema informatizado de gestão pública, agora voltado para a Secretaria de Saúde. A modernização, que tem como objetivo otimizar o atendimento à população e garantir maior eficiência nas rotinas dos servidores, começou no último dia 8 de julho pelos setores de Farmácia e Almoxarifado. Neste fim de semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também passará a utilizar o sistema, e a partir de segunda-feira (14), será a vez das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O sistema está sendo implementado com o suporte da empresa Betha Sistemas, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia. Analistas de Implantação, Gerente de Projetos e desenvolvedores da empresa acompanham o processo lado a lado com os profissionais da Secretaria de Saúde e do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, oferecendo treinamentos presenciais e online.
A grande inovação está na integração de dados e serviços de saúde em uma única plataforma, que reunirá informações dos atendimentos via e-SUS (Ministério da Saúde), do sistema Hórus (utilizado para a gestão da Assistência Farmacêutica), entre outros módulos. Com isso, relatórios serão gerados automaticamente após cada atendimento, otimizando o encaminhamento de informações para setores como Farmácia e Almoxarifado.
O sistema também permitirá que a gestão municipal acompanhe, em tempo real, os gastos com exames e consultas, controle de estoques de medicamentos e insumos, além da movimentação das filas de espera. A expectativa é de que essa integração traga maior agilidade, organização dos fluxos e melhora na qualidade dos serviços ofertados à população.
A Prefeitura reconhece que se trata de uma mudança estrutural que exige adaptação, tanto técnica quanto operacional. Por isso, os profissionais da rede municipal de saúde estão sendo capacitados para utilizar o novo sistema de forma eficaz. A Secretaria de Saúde informa que, nesse período de transição, algumas instabilidades podem ocorrer, mas reforça que o objetivo final é alcançar mais agilidade, transparência e qualidade no atendimento à população.
0 Comentários