Com o objetivo de conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e frear o avanço dos casos de dengue na cidade, a Prefeitura de Guarulhos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoveu entre os dias 21 e 25 de julho uma ampla mobilização em 39 bairros do município. As atividades realizadas pelos agentes de combate às endemias (ACE) incluíram remoção mecânica de criadouros, vistorias em pontos estratégicos, avaliações de densidade larvária e atendimento a denúncias da população.
Atualmente, Guarulhos contabiliza 5.262 casos confirmados de dengue, o que torna essencial a atuação constante das equipes técnicas em toda a cidade. Na segunda-feira (21), os bloqueios foram iniciados no bairro Nova Cidade, enquanto a avaliação de densidade larvária ocorreu no Parque Uirapuru, Parque Alvorada, Alamo e Jardim São João. A equipe também atendeu denúncias no Jardim Presidente Dutra e Jardim São João, e realizou inspeções em Bonsucesso.
Na terça-feira (22), as ações de bloqueio foram feitas no Jardim Santa Edwirges. Pontos estratégicos foram inspecionados nos bairros Residencial Bambi, Jardim São João e Parque Santos Dumont. Já os atendimentos a denúncias ocorreram na Vila Galvão e Jardim Paraventi, e as análises de densidade larvária abrangeram 11 bairros, entre eles Torres Tibagy, Picanço, Itaim e Parque Uirapuru.
Na quarta-feira (23), os bloqueios continuaram no Jardim Santa Edwirges e no Jardim Presidente Dutra. A densidade larvária foi avaliada na Vila Galvão, Picanço e Alamo. As inspeções ocorreram em pontos com histórico de focos em diversas regiões, como Itapegica, Vila Paraíso, Jardim Maria Dirce e Jardim Munhoz. As denúncias foram atendidas em bairros como Tranquilidade e Aracília.
Na quinta-feira (24), as equipes realizaram bloqueios no Parque Maraba e no Jardim Presidente Dutra. Ações de vistoria e eliminação de focos foram realizadas em bairros como Jardim Bela Vista, Vila Barros e Gopoúva. Também houve avaliação de densidade larvária em áreas como Carmela, Vila Rio e Santa Mena.
Por fim, na sexta-feira (25), os bairros Jardim da Mamãe e Jardim Palmira receberam ações de bloqueio, enquanto as inspeções ocorreram em Cumbica, Parque São Luiz e Jardim Presidente Dutra. As denúncias foram atendidas em Porto da Igreja, Ponte Grande e novamente na Vila Galvão, uma das regiões mais recorrentes nas ações semanais.
O CCZ reforça que a participação da população é fundamental para o controle da dengue, com a eliminação de recipientes que acumulam água parada. Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais da Prefeitura.





0 Comentários