A manhã desta segunda-feira (21) foi marcada por um momento de emoção e arte no Auditório da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, na Capital paulista. A Orquestra GRU Sinfônica, vinculada ao programa Música nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos, foi responsável pela abertura do VII Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf), evento promovido pela Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf).
Sob a regência do maestro Marcelo Mendonça, os congressistas foram brindados com um pocket concert que uniu erudição, brasilidade e emoção. O repertório foi iniciado com o Prelúdio da "Bachianas Brasileiras nº 4", de Heitor Villa‑Lobos, seguida por "Eine kleine Nachtmusik", de Wolfgang Amadeus Mozart, e pelo clássico nordestino "Anunciação", de Alceu Valença, encerrando com a execução do Hino Nacional Brasileiro. As peças emocionaram o público, revelando o talento e a sensibilidade dos músicos da GRU Sinfônica.
Além da apresentação musical, a participação da orquestra teve um papel pedagógico importante. Representantes do programa Música nas Escolas compartilharam com os presentes as práticas de musicalização adotadas na rede municipal de ensino de Guarulhos, voltadas para alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa, conforme explicou Fabiola Moreira, chefe da divisão técnica de Formação da Secretaria de Educação, tem papel transformador. “Ao ofertar aos educandos a possibilidade de contato com novas linguagens, o Música nas Escolas atua como um agente de transformação social da população, promovendo o acesso à Cultura”, destacou.
O VII Conbalf segue até quarta-feira (23), com atividades também nos campi da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), abordando temas centrais das políticas públicas de alfabetização, suas interfaces com a pesquisa e a prática pedagógica.
A GRU Sinfônica foi instituída por meio da Lei Municipal nº 7.751/19 e é uma ação conjunta das secretarias municipais de Educação e Cultura. Atualmente, o programa atende 6.845 alunos, divididos em 102 turmas, com atividades semanais que promovem a inserção da música como ferramenta pedagógica e cidadã.
0 Comentários