Mais de 50 artistas suzanenses participaram, na última terça-feira (08/07), do evento “CultSP Pro - Escolas de Profissionais da Cultura”, realizado no Complexo Educacional e Cultural Mirambava. A ação, promovida por meio da parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Suzano, teve como objetivo discutir demandas locais e fomentar projetos culturais capazes de gerar renda para os artistas do município.
Durante o encontro, conduzido pela Secretaria Municipal de Cultura, representada pelo titular José Luiz Spitti e os diretores Renan de Lima Franco e Márcia Belarmino, os participantes puderam apresentar sugestões e necessidades relacionadas à formação profissional e ao desenvolvimento de suas produções. O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), responsável pelo projeto estadual, recebeu propostas para a criação de cursos e oficinas voltadas à profissionalização dos artistas.
Um dos pontos mais reforçados pelos participantes foi a necessidade de orientações práticas para transformar produções culturais em fonte de renda. Entre os temas sugeridos estão a elaboração de projetos, estratégias de venda e organização financeira para empreendimentos artísticos. Também foi discutida a criação de um polo de turismo cultural em Suzano, que valorize e fortaleça a produção local.
Todas as contribuições colhidas serão analisadas pelo Estado, com o objetivo de definir quais das seis escolas do programa “CultSP Pro” serão implementadas na cidade. As modalidades incluem as escolas de “Artes”, “Audiovisual e Tecnologia”, “Inovação e Sustentabilidade”, “Patrimônios e Equipamentos Culturais”, “Tradições e Expressões Artísticas” e a “Escola Especial de Qualificação em Artes: Teatro e Dança”.
O secretário de Cultura, José Luiz Spitti, destacou que o encontro é apenas o início de uma construção conjunta entre Estado e município. “Esse primeiro diálogo é essencial para captar as verdadeiras necessidades dos nossos artistas. A partir das contribuições levantadas, conseguiremos definir ações assertivas que irão contribuir com o fortalecimento do setor cultural em Suzano”, declarou.
A iniciativa reforça o compromisso do município com o fortalecimento da economia criativa e com a valorização dos talentos locais, ampliando o acesso a oportunidades de formação e desenvolvimento profissional no setor cultural.
0 Comentários