A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, registrou um aumento significativo na emissão da Carteira do Idoso nos primeiros cinco meses de 2025. Foram emitidos 2.893 documentos entre janeiro e maio, representando um crescimento de 30,60% em relação ao mesmo período de 2024, quando haviam sido concedidas 2.215 carteiras.
Voltado às pessoas com 60 anos ou mais que não conseguem comprovar renda de até dois salários mínimos, o documento é essencial para garantir gratuidade ou desconto mínimo de 50% nas passagens de viagens interestaduais. A Carteira do Idoso também é um instrumento de cidadania, promovendo inclusão, mobilidade e acesso a direitos previstos pelo Estatuto do Idoso.
A obtenção do documento exige inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Em Guarulhos, os interessados podem procurar diferentes postos de atendimento espalhados pela cidade:
-
Central do CadÚnico – Avenida Bom Clima, 425 – Jardim Bom Clima
Atendimento mediante agendamento pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 2408-7020 / 2087-4270. -
CRAS – Centro de Referência da Assistência Social
Endereços disponíveis em: guarulhos.sp.gov.br/centro-de-referencia-da-assistencia-social-cras -
CadMóvel – CEU Bonsucesso – Avenida Paschoal Thomeu, s/nº – Bonsucesso
-
CadMóvel – ACM Cumbica – Rua Crato, 197 – Vila Nova Cumbica
A Prefeitura reforça que a carteira não apenas facilita o acesso ao transporte, como também reforça a valorização e o respeito aos direitos da pessoa idosa, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade social.
O aumento expressivo na emissão reflete não apenas o trabalho das equipes da assistência social, mas também o maior conhecimento da população sobre seus direitos. A ampliação de pontos de atendimento e a mobilização para inclusão no CadÚnico são medidas que seguem sendo adotadas para garantir que mais idosos tenham acesso ao benefício.
0 Comentários