A Câmara Municipal de Guarulhos lançou oficialmente o Diário Oficial do Legislativo (DOL), um novo canal institucional totalmente digital que passa a concentrar, de forma exclusiva, as publicações oficiais da Casa. A medida, que já está em vigor, representa um marco na modernização da gestão legislativa, com foco em transparência, ampliação do acesso à informação e responsabilidade com os recursos públicos, uma vez que não implica custos adicionais ao erário.

A publicação do DOL ocorrerá sempre às terças e quintas-feiras, nos dias seguintes às sessões ordinárias, e o conteúdo estará disponível em um espaço exclusivo no site oficial da Câmara (www.guarulhos.sp.leg.br/dol), além de um ícone de acesso direto na página inicial. O novo diário reunirá atos oficiais como leis aprovadas, portarias, pareceres das comissões, editais, resoluções e outros atos administrativos e legislativos, todos organizados por temas e áreas de interesse público.

Antes da criação do Diário, as publicações oficiais da Câmara eram veiculadas no Diário Oficial do Município. Com um canal próprio, o Legislativo reforça seu compromisso com a transparência, facilitando o controle social e o acompanhamento das ações da Casa por parte da população.

A criação do DOL está prevista na Resolução nº 478/2025, aprovada em Plenário no dia 30 de junho, e regulamentada pelo Ato da Mesa nº 429/2025, publicado no último dia 8 de julho.

O presidente da Câmara, vereador Martello (Republicanos), destacou a importância da iniciativa para a eficiência da gestão pública. “Fazer mais, com menos: esse é o objetivo de todo gestor público que se preocupa com a população. A criação do Diário Oficial do Legislativo reflete nosso empenho em ampliar o acesso à informação, com total transparência e responsabilidade com o dinheiro público — e sem gerar custos adicionais para a Casa”, afirmou.

A medida fortalece a autonomia institucional da Câmara e contribui para o fortalecimento da democracia, promovendo uma relação mais direta entre o Legislativo e os cidadãos de Guarulhos.