A cidade de Arujá viveu um momento histórico nesta quarta-feira (23) com a realização da 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com apoio da Prefeitura de Arujá, o evento marcou a retomada do espaço institucional de escuta e formulação de políticas públicas voltadas às mulheres, dez anos após a última edição, ocorrida em 2015.

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência reuniu representantes do poder público, sociedade civil e movimentos sociais ao longo de um dia inteiro de atividades no CCCA Centro. A programação teve início com o credenciamento das participantes e a composição da mesa de abertura, seguida pela apresentação das ações desenvolvidas pelo conselho local.

Durante a manhã, duas palestras centrais abriram os debates. A primeira, conduzida por Juliana Daniel — secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial e da Assistência Social — abordou o trabalho intersetorial realizado pela Prefeitura por meio de diversas secretarias, como Saúde, Cultura, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Esporte e Fundo Social. Na sequência, a palestra magna foi ministrada pela Dra. Vanessa Garofani Bachur, da Casa dos Conselhos, destacando a importância do fortalecimento das políticas públicas para mulheres.

O evento também contou com leitura e aprovação do regimento interno e apresentação dos quatro eixos temáticos que nortearam os debates: participação popular e governança, enfrentamento à violência, autonomia financeira e saúde integral da mulher. À tarde, os participantes se dividiram em Grupos de Trabalho (GTs) para construir propostas dentro dos eixos.

As deliberações dos GTs foram apresentadas na plenária final, que também conduziu a eleição das delegadas que representarão Arujá na etapa estadual da conferência. Foram eleitas, pela sociedade civil, Dra. Regina Avila (titular) e Geisa Sergio (suplente); e, pelo poder público, Givania Aparecida (titular) e Hadassa Machado (suplente).

A presença de autoridades como a secretária Juliana Daniel, a presidente do CMDM Dra. Regina Avila e a presidente da Câmara Municipal, Profª Cris do Barreto, reforçou o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas para mulheres. A participação de representantes da rede socioassistencial, Patrulha Maria da Penha, secretarias municipais e da população consolidou o evento como um marco de diálogo, escuta e mobilização em prol da igualdade de gênero.