Iniciativa realizada em Itaquaquecetuba destacou a obra de Rudyard Kipling e mobilizou grupos escoteiros da região


O diretor do Grupo Escoteiro Ya’Guara, Armando Cândido Bueno Neto, foi um dos vencedores do Prêmio Walter Dohme 2025, promovido pela Região Escoteira de São Paulo. Ele foi reconhecido na categoria “Programa Educativo / Escotista – Ramo Lobinho” pelo projeto “Mundo de Kipling”, realizado no dia 22 de fevereiro no Outlet Premium Grande São Paulo, em Itaquaquecetuba.


A premiação, que valoriza boas práticas de gestão institucional e iniciativas pedagógicas no escotismo paulista, será entregue durante o Congresso Regional Escoteiro, marcado para o dia 27 de setembro.


Inspirado na obra do escritor britânico Rudyard Kipling, autor de O Livro da Selva — base literária para o ramo Lobinho no Movimento Escoteiro —, o projeto promoveu uma série de atividades educativas e lúdicas com a participação de jovens dos Grupos Escoteiros Ya’Guara, Ubirajara e Curupira (de Mogi das Cruzes) e Gaia (de Guarulhos), além de membros da comunidade.


A programação incluiu contação de histórias, jogos, músicas, exposições e dinâmicas em equipe, todas organizadas de acordo com o método escoteiro. A coordenação geral foi de responsabilidade de Armando Bueno.


“O projeto ‘Mundo de Kipling’ nasceu do desejo de levar o escotismo além dos nossos encontros semanais e mostrar à comunidade como ele pode transformar vidas. Essa premiação reforça a importância de investir na formação dos jovens por meio da educação não formal e do trabalho em equipe”, destacou Bueno.


O Prêmio Walter Dohme é concedido anualmente a adultos voluntários que desenvolvem ações relevantes para o fortalecimento do escotismo em São Paulo. A edição de 2025 também contempla a entrega do Prêmio Aldo Chioratto, voltado à valorização de jovens protagonistas dentro do movimento.