A cidade de São Bernardo do Campo receberá entre os dias 1º e 5 de julho uma unidade móvel de mamografia para realização de exames gratuitos na Esplanada do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, Centro). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do município, a instituição Américas Amigas e o Hospital do Câncer de Patrocínio (MG), com patrocínio da Viação Piracicabana.
O atendimento será realizado das 8h às 16h, mediante cadastro prévio no site da Américas Amigas (acesse aqui) e triagem social, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A ação busca ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama, que é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, segundo o INCA. Quando identificado nas fases iniciais, o índice de cura pode alcançar 95%. A unidade móvel está equipada com mamógrafo digital, aparelho de ultrassom e equipe médica preparada para realizar os exames e emitir os laudos no mesmo dia, acelerando o processo diagnóstico e evitando deslocamentos desnecessários.
Poderão participar da ação mulheres a partir dos 40 anos (sem limite de idade), homens com indicação clínica ou suspeita diagnóstica, mulheres trans que utilizam hormônios femininos há mais de cinco anos e homens trans com presença de tecido mamário e mais de 40 anos.
Além dos exames, os atendidos receberão orientações sobre autocuidado, prevenção e detecção precoce, além de acompanhamento nos casos com suspeita de câncer, garantindo uma jornada diagnóstica mais humanizada e resolutiva.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou o compromisso da gestão com a saúde preventiva: “São Bernardo foi pioneira ao ampliar a faixa etária para mamografias. Agora, somamos essa importante ação à nossa rede, que já conta com a Carreta da Mamografia e o mamógrafo do Hospital da Mulher, ampliando o acesso e o cuidado com quem mais precisa.”
0 Comentários