A cidade de Suzano registrou um avanço significativo na gestão de resíduos sólidos. Segundo balanço da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, os quatro ecopontos da cidade, administrados pela Concessionária Renova Suzano, recolheram 3.073,99 toneladas de materiais recicláveis entre janeiro e abril de 2025. O número representa um crescimento de 76% em relação ao mesmo período de 2024 e supera em 50% o total de todo o ano passado.
O resultado expressivo inclui rejeitos, entulhos limpos e madeiras, e evidencia o fortalecimento das práticas sustentáveis na cidade, que também conta com a Central de Triagem do Miguel Badra e com a operação “Cata-Treco”. Somente em madeira foram mais de 650 toneladas recolhidas.
A adesão da população à coleta seletiva e a estrutura montada pela Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, têm sido fundamentais. “Temos um compromisso com a preservação ambiental e a saúde da população. A estrutura que oferecemos permite que todos colaborem com o descarte adequado”, afirmou o prefeito Pedro Ishi.
Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, recebendo resíduos da construção civil, recicláveis, móveis, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, pilhas, baterias e resíduos de poda. Cada unidade tem capacidade e tipos específicos de materiais aceitos.
Em comemoração aos 100 dias de gestão, foi anunciada a construção de um novo ecoponto no bairro Miguel Badra, com ordem de serviço já assinada pelo prefeito e pelo secretário de Meio Ambiente, André Chiang.
Além dos ecopontos, Suzano conta com a Central de Triagem, onde parte dos recicláveis é tratada pela Cooperativa Univence, que atua com 16 catadores associados. Os materiais são comercializados com empresas da região, com controle via notas fiscais.
Outro destaque é a operação “Cata-Treco”, que percorre os bairros com caminhões novos, recolhendo móveis, colchões e eletrodomésticos inservíveis. A população pode solicitar o serviço pelo WhatsApp (11) 94555-3867 ou denunciar descarte irregular pela Ouvidoria Municipal (0800-774-2007).
“Estamos dando continuidade e aprimorando o trabalho iniciado pelo sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi, para fazer de Suzano uma cidade com mais qualidade de vida e responsabilidade ambiental”, finalizou Pedro Ishi.
0 Comentários