A Prefeitura de Guarulhos alcançou um marco importante no último fim de semana ao registrar 10.798 atendimentos por meio do programa Saúde Toda Hora, iniciativa que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde por meio de ações descentralizadas e itinerantes em diferentes regiões da cidade.
No sábado (7), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Barros, Jardim Primavera, Jardim Fortaleza e Parque Jandaia funcionaram excepcionalmente das 8h às 16h, somando 4.200 atendimentos. Os moradores dessas regiões puderam usufruir de serviços essenciais como 200 consultas médicas, 21 atendimentos odontológicos, 214 atendimentos de enfermagem e 181 exames de Papanicolau. Além disso, 1.213 vacinas foram aplicadas (incluindo doses de rotina, covid-19, dengue e gripe), e 671 carteirinhas foram avaliadas, com 235 crianças sendo imunizadas.
Outros serviços importantes também foram disponibilizados, como 150 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, além de 33 atendimentos de busca ativa de sintomáticos respiratórios. A equipe também atuou no programa Bolsa Família com 823 atendimentos, enquanto a farmácia das UBSs registrou a entrega de 181 medicamentos.
As ações coletivas de saúde foram destaque com duas atividades voltadas à saúde bucal, que reuniram 48 participantes, e seis ações educativas ligadas ao Junho Marrom — mês de combate à obesidade infantil e conscientização ambiental — com 191 pessoas engajadas.
Simultaneamente, entre sábado e domingo (8), o programa levou vacinação para quatro supermercados estratégicos da cidade: Assaí Atacadista (Região I – Centro), Sonda Supermercados (Vila Rio), Barbosa Supermercados (São João) e Supermercados Nagumo (Parque Jurema). Nessas unidades, foram avaliadas 2.961 cadernetas de vacinação e aplicadas 3.637 vacinas, sendo 698 contra a febre amarela e 2.939 contra a gripe.
O saldo positivo reforça o compromisso da administração municipal com o acesso facilitado à saúde, com serviços oferecidos em locais de grande circulação e aos finais de semana, garantindo que mais pessoas sejam atendidas e protegidas.
0 Comentários