São Bernardo do Campo deu um importante passo rumo à sustentabilidade com a realização da primeira edição do Recicla Day, que ocorreu no sábado, 31 de maio. A iniciativa, promovida pela Prefeitura sob gestão do prefeito Marcelo Lima, arrecadou 66 toneladas de resíduos nos 22 pontos de coleta espalhados pela cidade — sendo nove ecopontos fixos e 13 pontos de apoio provisórios.
A ação, alinhada à Agenda 2030 da ONU e aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), mobilizou moradores a descartar corretamente materiais como papel, plástico, vidro, metais e eletroeletrônicos. Além disso, os ecopontos aceitaram móveis, utensílios (via operação Bota-Fora) e resíduos da construção civil com até 1m³, ampliando o alcance do serviço de descarte consciente.
Todo o material foi destinado às centrais de triagem geridas pelas cooperativas Cooperluz e Reluz, proporcionando geração de renda para catadores da cidade. Para incentivar o envolvimento infantil, crianças que participaram da ação com seus responsáveis receberam brindes, como parte de uma proposta lúdica de educação ambiental.
Durante o evento, também foram entregues triciclos elétricos para reforçar a coleta seletiva em áreas de difícil acesso, como vielas, escadões e ruas estreitas. Os veículos são 100% elétricos, o que contribui para a redução da emissão de poluentes e aumenta a eficiência da coleta seletiva, levando o serviço a 100% das residências da cidade.
O prefeito Marcelo Lima destacou o valor estratégico da ação: “Reforçamos o nosso compromisso com práticas sustentáveis, inclusão social e políticas públicas efetivas. Esta foi a primeira de muitas iniciativas que virão para transformar São Bernardo em uma cidade cada vez mais sustentável”.
O secretário de Serviços Urbanos, Fernando Longo, complementou: “O Recicla Day não foi apenas um mutirão de coleta, mas uma grande mobilização de educação ambiental. É o início de um movimento em que Prefeitura e população caminham juntos pela sustentabilidade”.
Atualmente, a cidade conta com 14 ecopontos permanentes, que oferecem à população uma alternativa segura e prática para o descarte de resíduos, incluindo materiais de construção, itens volumosos e recicláveis. A estrutura foi essencial para o sucesso da iniciativa e continuará sendo parte do esforço contínuo de São Bernardo por um ambiente mais limpo e consciente.
0 Comentários