A cultura de Guarulhos brilhou no cenário estadual com três projetos finalistas no Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A cerimônia de premiação foi realizada na noite da última terça-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, e reuniu representantes de diversos municípios paulistas.
Entre os destaques de Guarulhos estavam os projetos Café, Moda e Viola, Divas do Malabarismo e Caminhada Musical para a Terceira Idade, este último vencedor na categoria Música, coroando o município com um dos principais reconhecimentos da noite.
Idealizado por Giane Martins, o projeto Caminhada Musical combina atividade física leve com concertos de música clássica e instrumental ao ar livre, especialmente voltados para o público da terceira idade. Além de promover o bem-estar físico e mental, a proposta busca incentivar a socialização, ocupando praças e espaços públicos com arte e saúde.
“O prêmio é um marco importante para Guarulhos. Temos uma produção cultural riquíssima e de altíssimo nível. Ser reconhecido em um prêmio dessa magnitude mostra que estamos no caminho certo”, declarou o secretário de Cultura, João Vaz, que representou o município na cerimônia ao lado da diretora do Departamento de Atividades Culturais, Solange Gonçalves.
O projeto Café, Moda e Viola, finalista na categoria Iniciativas Culturais do Setor Público, celebra a música caipira tradicional por meio de encontros mensais entre artistas e o público em espaços públicos da cidade. A proposta é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, idealizada pelo servidor Paulinho Trewasae em parceria com Vera Lucia Ambrisi, que busca valorizar as raízes culturais do interior paulista.
Na categoria Circo, Divas do Malabarismo, criado por Carol Rigoletto, foi outro destaque guarulhense. O projeto homenageia grandes mulheres que marcaram a história do malabarismo no Brasil e no mundo, promovendo reflexões sobre o protagonismo feminino nas artes circenses.
Ao todo, 13 cidades foram premiadas nesta edição do Prêmio Governador do Estado para as Artes, que reconhece e valoriza iniciativas que fortalecem o cenário cultural paulista em suas diversas linguagens.
0 Comentários