A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, promoveu nesta quarta-feira (4) mais uma edição do projeto Inclusão sem Barreiras, desta vez voltado aos colaboradores da empresa IBL Logística, localizada na Vila Saiago. A iniciativa reuniu uma turma de 25 funcionários e teve como foco sensibilizar os participantes sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) nos ambientes de trabalho e no convívio social.

Combinando palestras informativas e atividades práticas, o projeto apresentou aspectos fundamentais para a promoção da acessibilidade, discutindo temas como o uso adequado de terminologias, formas de acolhimento respeitoso, posturas inclusivas e a identificação de frases e comportamentos capacitistas, que ainda são frequentes no cotidiano de muitas pessoas.

Durante o encontro, os participantes foram convidados a vivenciar na prática alguns dos desafios enfrentados por PCDs. Usando muletas, vendas nos olhos e fones de ouvido para simular surdez, eles participaram de um café sensorial, momento que permitiu experimentar, de forma simbólica, situações reais enfrentadas diariamente por pessoas com deficiência. A proposta foi gerar empatia e reflexão sobre atitudes que contribuem para a construção de ambientes mais acessíveis, acolhedores e livres de preconceitos.

A subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia, destacou a importância de transformar o discurso em ação: “Mais do que falar sobre inclusão, buscamos proporcionar uma experiência que gerasse empatia. Ao vivenciarem, mesmo que por alguns minutos, os desafios enfrentados por pessoas com deficiência, os colaboradores da IBL puderam refletir sobre a importância de um ambiente verdadeiramente acessível e acolhedor”.

O projeto Inclusão sem Barreiras tem sido aplicado em diferentes setores e instituições de Guarulhos, promovendo a conscientização e reforçando o compromisso da administração municipal com a igualdade de direitos, o combate ao capacitismo e a promoção de uma cidade mais inclusiva para todos.