Iniciativa fortalece ações de sustentabilidade e conscientização com foco em estudantes da rede pública

A Prefeitura de Arujá inaugurou nesta quinta-feira (5), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o novo Espaço Municipal de Educação Ambiental (ESMEA), instalado no Parque dos Ipês. O local foi criado com o objetivo de ampliar o alcance das atividades educativas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável no município.

A cerimônia contou com a presença de 60 alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Marisa Aparecida Pendenza. Sob a direção de Tânia Frazão Doria Margonar, os estudantes apresentaram cartazes com temas como poluição, reciclagem, desertificação, aquecimento global, derretimento das geleiras e sustentabilidade — conteúdos trabalhados em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Para o secretário da pasta, Juvenal Penteado, o espaço representa um avanço estratégico na formação de uma consciência ambiental coletiva. “O ESMEA será um ponto de referência para atividades com estudantes, e também poderá ser itinerante, o que amplia o alcance das ações educativas. Além disso, contribui para a pontuação de Arujá no Programa Município VerdeAzul”, destacou.

Durante o evento, o prefeito Luis Camargo reforçou a importância da educação ambiental desde a infância.

“Hoje, ao olharmos para essas crianças, vemos o futuro de Arujá. Não é apenas sobre plantar árvores ou separar o lixo, é sobre garantir que as próximas gerações tenham um planeta habitável. Essa inauguração é símbolo do nosso compromisso com a sustentabilidade, com a educação e com a responsabilidade social”, afirmou.

Com 18 m² de estrutura fixa, localizada próxima ao Viveiro Municipal, o ESMEA também promoverá atividades ao ar livre. O espaço funcionará como sala interativa para ações junto às escolas da rede municipal, mediante agendamento conforme o Calendário Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

O momento simbólico do descerramento da placa contou com uma contagem regressiva feita pelas crianças. Em seguida, os pequenos participantes receberam mudas de suculentas como lembrança da atividade e estímulo à conexão com a natureza.

Também estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, a presidente da Câmara Municipal, Cris do Barreto, além dos vereadores Ana do Esporte, Leandro Larini, Pastor Samoel Maia, Professor Danilo, Divinei da Silva, Thiago Ursão e Pastor Moisés Chocolate. Secretários municipais, servidores públicos, convidados e membros da comunidade também prestigiaram a inauguração.