Espaço oferece cursos gratuitos, atividades esportivas e estrutura moderna para a população do Parque Marengo e região

A cidade de Itaquaquecetuba ganhou um novo e importante equipamento público nesta terça-feira (3) com a inauguração da Praça da Cidadania no bairro Parque Marengo. O espaço, construído em parceria entre o Fundo Social de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade do município, foi pensado para ser um polo de inclusão produtiva, convivência e lazer, beneficiando diretamente os moradores da região.

A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da primeira-dama do estado e presidente do Fundo Social de SP, Cristiane Freitas, do prefeito Eduardo Boigues, da primeira-dama de Itaquaquecetuba e presidente do Fundo Social municipal, Mila Boigues, além de vereadores, secretários e outras autoridades locais e do Alto Tietê.

Com 5.425 metros quadrados de área construída e investimento de R$ 4,4 milhões por parte do Governo do Estado, a Praça da Cidadania está localizada na Avenida Gonçalves Dias e reúne, em um único espaço, estrutura moderna para cursos profissionalizantes, práticas esportivas, atividades de lazer e serviços de apoio à população.

“A Praça da Cidadania é mais que um espaço público: será um lugar de experiência e novas amizades. Crianças vão brincar e crescer aqui, e desejo que vocês cuidem desse lugar como cuidam da casa de vocês, com carinho, zelo e orgulho”, afirmou Mila Boigues durante o evento.

Qualificação e oportunidades

O grande destaque do equipamento é a escola de qualificação profissional, com capacidade para atender até 85 alunos por turno. Os cursos abrangem áreas como gastronomia, beleza e bem-estar, moda e arte, informática, administração e construção civil. O espaço também conta com Banco do Povo/CIC, salas multiuso, copa, lavanderia, horta comunitária e áreas técnicas.

“Estamos entregando hoje um grande equipamento na área da cultura, lazer, esporte e principalmente de profissionalização para capacitar o cidadão itaquaquecetubense e permitir que ele seja empregado na cidade, gerando receita ao município. Quem ganha são os jovens que vão estudar e trabalhar perto de suas famílias”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

Esporte e lazer

A parte externa da praça também impressiona pela diversidade de opções. Foram construídas quadras poliesportiva e de basquete 3x3, academia ao ar livre, parquinho infantil, pistas de caminhada e de skate, além de uma área de jogos. Todo o espaço conta com iluminação em LED e piso semipermeável, aliando acessibilidade e sustentabilidade.

Outro ponto de destaque é o edifício da escola de qualificação, que conta com sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis.

Inclusão e transformação social

Durante a inauguração, Cristiane Freitas ressaltou a importância do novo espaço como agente de mudança na vida dos moradores. “É com muita alegria que participo dessa realidade, um lugar que será para essa comunidade um espaço de lazer, convivência e capacitação. O que importa é que a cada curso os alunos possam ter uma nova perspectiva de futuro, porque a transformação social só acontece quando oferecemos oportunidades reais às pessoas”, afirmou.

O governador Tarcísio de Freitas também reforçou o papel da Praça da Cidadania na promoção da inclusão produtiva. “Esse é um local de capacitação, de desenvolvimento de habilidades e competências. Nós acreditamos na superação das dificuldades por meio da inclusão e do trabalho. Aproveitem essa oportunidade. Estamos felizes em entregar esse equipamento para Itaquá”, concluiu.












Fotos: Dayane Oliveira