Na manhã desta terça-feira (24), mesmo com o frio intenso causado pela queda brusca de temperatura, um grupo de mulheres com baixa visão se reuniu na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, no Macedo, para participar de uma oficina gratuita de crochê e tricô. A atividade, promovida pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Direitos Humanos, foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Surdocega, celebrado em 27 de junho.

A ação teve como objetivo proporcionar um espaço de convivência, criatividade e expressão sensorial, por meio de atividades manuais acessíveis e significativas. A subsecretária Mayara Maia destacou o impacto positivo da iniciativa: “A oficina de hoje foi mais do que uma atividade manual. Foi um momento de troca, pertencimento e expressão sensorial. Acreditamos que o crochê e o tricô também são ferramentas de inclusão, especialmente quando se transformam em voz para dar visibilidade à surdocegueira.”

A atividade integra a campanha internacional “Bombardeio de Fios”, da instituição Deafblind International (DBL), voltada à visibilidade da surdocegueira — condição caracterizada pela perda ou comprometimento simultâneo da visão e da audição, em graus variados. A proposta é criar espaços de empatia, sensibilização e reconhecimento social das múltiplas formas de comunicação e expressão das pessoas surdocegas.

Como parte da campanha, a DBL e a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão convidam a população a vestir peças feitas em crochê ou tricô no dia 27 de junho e publicar fotos nas redes sociais com a hashtag #CriarEConectar, acompanhadas do lema “Além das Barreiras: Expressões para Todos os Sentidos”.

A ação reforça o compromisso de Guarulhos com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, promovendo autonomia, convivência e respeito à diversidade sensorial.